Cibele Aguiar
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou no último fim de semana (19 e 20) do primeiro Salão Europeu de Pós-Graduação (Euro-Pós), no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento destinado a estudantes, docentes e administradores de instituições de ensino superior teve como objetivo aprofundar o diálogo acadêmico entre o Brasil e a Europa. A participação da UFLA ocorreu em parceria com as demais instituições do Consórcio das Universidades Federais da Região Sul-Sudeste de Minas, em um grande estande que chamou a atenção do público com a inscrição “Universidades Mineiras”.
Representando a UFLA, a professora Norma Lírio de Leão Joseph, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), pôde confirmar que a integração das universidades no Consórcio gera uma imagem positiva para as instituições que, fortalecidas, têm a oportunidade de apresentar suas características e programas de pesquisa. Além de dividirem o mesmo estande em que cada universidade teve espaço e logomarca de identificação, foi elaborado um material de divulgação conjunta de alta qualidade, o que fortaleceu ainda mais a imagem das universidades mineiras.
De acordo com a professora, representantes de importantes instituições da Alemanha (Baviera), França (Toulouse) e Polônia demostraram especial interesse em conhecer a UFLA, sinalizando grandes possibilidades de cooperação.
Para o diretor de Relações Internacionais da UFLA, Antônio Chalfun Júnior, participar do evento juntamente com as instituições do Consórcio trouxe ainda mais visibilidade para cada uma das instituições, assim como a capacidade de integração, o que atraiu a atenção de grandes instituições europeias para formalização de acordos de cooperação em conjunto. “O Consórcio permite que uma ação de cooperação internacional firmada por uma instituição seja estendida às demais, o que amplia o interesse, já que juntas elas agregam diferentes áreas do conhecimento”, ressalta Chalfun.
Participaram do evento agências públicas de promoção ao ensino em países estrangeiros, associações e instituições nacionais de ensino superior, além de mais de 90 representantes de instituições de países europeus, como Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Irlanda, Polônia, Suécia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Itália, Reino Unido e Suíça. O salão é uma oportunidade de os organismos europeus apresentarem aos visitantes informações sobre a possibilidade de realizar estudos na Europa, assim como de instituições brasileiras apresentarem possibilidades de projetos de cooperação e de intercâmbio.