Cibele Aguiar
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) divulgou o resultado do Edital Universal, que teve 750 propostas aprovadas, com recursos superiores a R$23 milhões de reais. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve 47 projetos aprovados, representando um aporte de recursos de 1,44 milhão de reais.
Na avaliação da assessora especial para o Desenvolvimento Acadêmico, Édila Vilela de Resende von Pinho, esse resultado vem reforçar a excelência da Universidade no que tange à pesquisa, sendo validado o esforço do corpo docente na proposição e condução de projetos que contribuem para o progresso da ciência e beneficiam diretamente a sociedade. Também deve ser destacado, na opinião da assessora, o trabalho de técnicos da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) no suporte durante todo o processo de elaboração das propostas.
O Edital
O Edital Universal é um dos mais esperados no meio científico do Estado, por oferecer apoio a projetos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento e reunir o maior volume de recursos. Ele concede ao pesquisador a liberdade de propor o tema e permite melhor estruturação de laboratórios de pesquisa, inclusive, o custeio de material bibliográfico.
As propostas recebidas passam pela análise das Câmaras de Assessoramento da Fapemig, distribuídas entre todas as áreas do conhecimento, que as julgam, classificam e recomendam. São mais de 90 doutores especialistas nas modalidades dos projetos submetidos, que se dividem em oito câmaras de assessoramento: Agricultura; Medicina Veterinária e Zootecnia; Ciências Biológicas e Biotecnologia; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e dos Materiais; Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais; Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes; e Arquitetura e Engenharias. As propostas são classificadas e as de maior nota contratadas dentro do limite de recursos disponíveis.
Para conhecer a lista completa de propostas aprovadas no edital Universal 2011, clique aqui.
Veja abaixo as propostas da UFLA aprovadas: