UFMG prepara-se para sediar Congresso Internacional de Reitores

Integrantes da comissão local do Congresso Internacional de Reitores Latino-Americanos e Caribenhos reuniram-se na tarde de ontem, dia 2, na Reitoria para definir detalhes da organização do evento, que será realizado na UFMG no período de 16 a 19 de setembro.

A reunião de trabalho foi comandada pela professora Ana Lúcia Gazzola, diretora do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), um dos promotores do evento ao lado da UFMG.

“Discutimos os últimos detalhes da programação e estratégias de divulgação do Congresso”, disse a professora, reitora da UFMG no período 2002-2006. Até agora, confirmaram presença dirigentes de 45 universidades do Brasil, Equador, Peru, Colômbia, México, Venezuela e El Salvador, entre outros países.

Segundo Ana Lúcia, o Congresso abordará o compromisso social das universidades da América Latina e do Caribe e abrirá oportunidades para cooperação entre as instituições. “Nossas universidades devem, sim, se preocupar com a produção de um conhecimento de qualidade, mas não podem perder de vista a sua pertinência e relevância. Elas precisam estar enraizadas em sua terra e sintonizadas com o seu tempo”, afirmou a professora, ao lembrar que a universidade é um poderoso instrumento de construção do desenvolvimento sustentável.

Gratuitas, as inscrições para o Congresso de Reitores Latino-Americanos e Caribenhos estão abertas até 16 de agosto no site do evento: www.ufmg.br/ciralc/pt. Apesar do nome, o evento não é destinado apenas a reitores e dirigentes universitários. “Qualquer pessoa interessada no tema do compromisso social pode participar”, ressalta Ana Lúcia Gazzola.

Além da professora Ana Lúcia, a comissão organizadora do evento é formada por Sueli Pires e Grace Gerrero (Iesalc) e pelos professores Eliana Dutra, diretora de Relações Internacionais, Angela Dalben, pró-reitora de Extensão, Maria Céres Pimenta Castro, diretora do Centro de Comunicação (Cedecom), Sandra Almeida, secretária-executiva comissão encarregada das comemorações dos 80 anos da UFMG, e Edison José Corrêa.

Temas

Parte das comemorações dos 80 anos da UFMG, o evento será aberto na noite de 16 de setembro, um domingo, no auditório da Reitoria pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo reitor Ronaldo Pena e pela própria diretora do Iesalc. Durante os três dias de congresso, serão discutidos temas como compromisso social, inclusão, excelência e relevância, universidade e desenvolvimento e internacionalização solidária.

No último dia, os participantes formularão propostas que formarão uma agenda de compromisso a ser levada à Conferência Regional de Educação Superior, que será realizada em julho do ano que vem em Cartagena, na Colômbia. Esta, por sua vez, é preparatória para a 2ª Conferência Mundial de Educação Superior, marcada para 2009 em Paris.

Cedecom UFMG
(31) 3499-4476/ 9311-2076