TV Universitária: investimentos vão garantir imagens de alta definição

Cibele Aguiar
Sérgio Augusto, Júnior Santos e Francisco Abreu: otimismo com o novo sistema

Desde o dia 12 de janeiro (quinta-feira), a TV Universitária – TVU – está fora do ar devido a problemas técnicos causados pelas fortes chuvas em Lavras, que ocasionaram variações de energia e diversos equipamentos foram danificados. Telespectadores lavrenses e de municípios do Sul de Minas e Campo das Vertentes podem ficar tranquilos, pois a programação da TVU retorna nesta segunda-feira (23), com novidades. A TVU inaugura uma nova fase rumo à transmissão de imagens de alta definição.

De acordo com a assessora de Comunicação da UFLA e diretora administrativa da TVU, Mariza Alvarenga Mesquita Magalhães, o investimento da Universidade nos últimos anos coloca a TVU em posição de destaque entre as emissoras universitárias e regionais. Além dos equipamentos de última geração, com investimento aproximado de 500 mil reais, estão previstas melhorias na infraestrutura, aquisição de geradores de energia e ampliação do sistema de armazenamento em rede.   

O operador técnico Júnior Santos está entusiasmado com as novidades da ilha de edição, com equipamentos em sistema digital (HDTV) que prometem fazer diferença na qualidade de som e imagem. Nesta semana, a equipe da TVUcomeçou a instalar o novo sistema que é composto de processadores de imagens, conversores de sinal de alta definição, nova switcher de vídeo, mesa de som digital e monitores de 55 polegadas, onde será possível controlar cada imagem enviada para os transmissores da TV.

O cinegrafista Rodolfo Higino testa a nova câmera digital

“Para que a transmissão em alta definição chegue à casa dos telespectadores será preciso um período de testes com a nova tecnologia e uma série de procedimentos em caráter experimental”, explica Júnior Santos.   

TVU – Inaugurada no dia 3 de setembro de 1999, a TVU, como é conhecida, atinge cerca de 30 cidades da região, totalizando um universo de quase 335 mil telespectadores. A emissora integra a rede de TV´s educativas do Estado, dirigida pela Rede Minas. A concessão do sinal é da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), com transmissão pelos canais 13 e 15 (VHF). Com conteúdo diversificado, a programação tem como destaque o telejornal Universitária Notícias, Universidade Aberta, Espaço Mulher, Esporte em Foco e Agenda, além das séries Minuto do Câmpus e Conhecimento e a transmissão da Santa Missa (Matriz de Sant’Ana).