Na segunda-feira (29/6) dois eventos marcarão a programação do Departamento de Administração e Economia (DAE). Ambos contarão com a presença de palestrantes ligados a outras universidades e são abertos à participação de todo o público interessado nos temas.
O Seminário “Extensão rural e extensão universitária: relato de uma experiência de articulação entre instituições” ocorrerá às 13h, no Anfiteatro do Bloco 3 do DAE. Para desenvolver o tema foi convidada a professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) France Maria Gontijo Coelho, autora do livro “A arte das orientações técnicas no campo: concepções e métodos” (a obra estará à venda no local). A organização do Seminário é feita pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE), pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Gênero e Diversidade em Movimento (Gedim) e pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (Yebá).
Também o PPGDE é o organizador da mesa-redonda “Movimentos sociais e relações de gênero: os casos do MST e do EZLN-Exército Zapatista de Libertação Nacional”. A atividade será realizada às 20h, na sala 206 do DAE, com a presença do pós-doutorando em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Pedro Rosas Magrini. A professora do DAE Maria de Lourdes Souza Oliveira reforça a importância da discussão do tema. “Quando tratamos de Desenvolvimento sustentável e Extensão, consideramos a legislação atual e os debates teóricos sob várias dimensões, entre as quais estão os processos de mediação e os novos atores sociais do campo, em especial os movimentos sociais”, explica.