Com a finalidade de dinamizar as clássicas aulas de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) adquiriu uma mesa de visualização de imagens em três dimensões (3D) para o curso de Medicina. A UFLA é a primeira Instituição de ensino do Brasil a ter o equipamento, que tem como característica fornecer uma visão mais detalhada dos órgãos e membros do corpo humano. Com o equipamento é possível a realização de dissecções e autópsias virtuais, a partir de casos clínicos reais.
Os estudantes de medicina, após terem contato com a mesa de visualização em um curso realizado na Universidade, relataram que a perspectiva tridimensional facilita o entendimento da anatomia do corpo humano, permitindo uma melhor compreensão das estruturas, devido à alta nitidez das imagens. O curso foi ministrado por Eduardo Martínez e Edson de Jesus, representantes da empresa Sectra, responsável pela fabricação do equipamento.
“Conseguimos visualizar estruturas mais internas de maneira eficaz. É uma tecnologia que será de extrema importância para nós”, comenta a estudante Kalyne Maria de Paiva. Para o estudante Giliard Dario de Souza, além da facilidade de visualizar todas as estruturas do corpo humano, essa inovação permite que as aulas sejam mais ativas, com maior interatividade, o que, segundo ele, consolida melhor o conhecimento.
O chefe do Departamento de Saúde (DAS), professor Luciano José Pereira, explica que a mesa de visualização Sectra é um equipamento de última geração, com imagens de alta precisão e totalmente versátil. Além disso, ele explica que por meio da mesa é possível realizar dissecções e autópsias virtuais, geradas através de um corpo “real”, permitindo um estudo aprofundado de anatomia, e ainda a evolução de casos clínicos.
Outra inovação é que a mesa possibilita a transformação de imagens 2D em 3D Full HD, a partir de arquivos adquiridos em aparelhos de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, entre outros. Desta forma, os estudantes de medicina da UFLA passam a visualizar os músculos, tecidos, ossos, órgãos e outras partes do corpo humano com muito mais detalhes.
“A partir dessa nova tecnologia os estudantes conseguirão ter uma maior interação com a anatomia. Poderão participar de diagnósticos, realizar estratégicas para intervenções cirúrgicas. Desde o primeiro período, ter esse contato, é algo muito importante. É um investimento grande da Universidade, em que outros cursos como Medicina Veterinária e Educação Física também poderão ter acesso”, afirma o professor de anatomia da UFLA Rodrigo Ferreira de Moura.
O professor Luciano ressalta que além da mesa de visualização, os estudantes de medicina da UFLA continuarão com as aulas práticas realizadas em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nesta parceria, estudantes da UFLA fazem procedimentos em cadáveres, após o término de cada módulo das disciplinas teóricas.
Mesa de visualização Sectra
Desenvolvida pela Sectra em parceria com o Center Medical Image Science Visualization, o The InteractiveInstitute, o Visualization Center Ce com a LinköpingUniversity, da Suécia, a mesa interativa Sectra é utilizada com sucesso no cotidiano de instituições de saúde mundialmente reconhecidas como o Institute of Anatomy and Cell Biology da Philipps Universität Marburg. O equipamento é certificado pela Food and Drug Administration (FDA) e pela TÜV SÜD – Testing, Ispection & Certification.