II Simpósio Mineiro de Suinocultura

O Núcleo de Estudos em Suinocultura (Nesui) da Universidade Federal de Lavras realiza o II Simpósio Mineiro de Suinocultura. O evento agendado para os dias 12 a 14 de setembro, acontece no Salão de Convenções e pretende superar as expectativas na realização de sua segunda edição, fazendo com que esse evento se torne um marco para a suinocultura mineira.

Minas Gerais vem há vários anos, firmando-se como um importante pólo da suinocultura, apresentando um potencial muito grande, não só pela qualidade de seu rebanho, como também pelo alto nível de tecnificação de suas granjas, manejo e material genético. O estado é hoje o principal centro produtor de material genético do País, figurando como sede das mais importantes empresas do segmento, com atuação no mercado nacional.

Foram convidados para compor a mesa de honra as seguintes autoridades: Ricardo Pereira Reis, reitor da Ufla em exercício, Eduardo Pinto Filgueiras, chefe do Departamento de Zootecnia, Elias Tadeu Fialho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e orientador do Núcleo de Estudos em Suinocultura, Helomar Barbosa, supervisora Técnico-Comercial do TOPIGS, representando o diretor da TOPIGS do Brasil Hermanus Wigman, Rubens Valentini, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos, João Bosco Martins de Abreu, presidente da Associação de Suinocultores do Estado de Minas Gerais e acadêmico do Curso de Graduação em Zootecnia e coordenador do Núcleo de Estudos em Suinocultura, Leandro de Melo.

No evento, o Núcleo de Estudos em Suinocultura e a TOPIGS do Brasil prestaram homenagem a Universidade Federal de Lavras pelos seus 100 anos de fundação.

Segundo Elias Tadeu Fialho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e orientador do Núcleo de Estudos em Suinocultura “o evento é realizado em parceria com a Animal Nutri Consultoria em Nutrição Animal, e tem como objetivo colaborar com o crescimento da suinocultura, bem como estimular o crescimento de pesquisas no país, integrar produtores, técnicos profissionais e pesquisadores do ramo, além de difundir temas importantes da cadeia produtiva, aproximando o produtor de tecnologias emergentes”.

O primeiro conferencista do evento foi o Dr. Osler Desouzart, com a palestra “Tendências do mercado internacional de carne até 2050.

Mais informações: www.nucleoestudo.ufla.br/nesui