Acordo de Retratação entre José Guilherme de Figueiredo e Hilário Antônio de Castro

a) Fica como texto de retração o seguinte: “Eu, José Guilherme de Figueiredo, venho me retratrar da utilização das palavras “ímprobo”, “quadrilheiro”,”uso indevido do poder” e demais imputações injuriosas em relação à pessoa de Hilário Antônio de Castro.”

b) Hilário Antônio de Castro e José Gulherme de Figueiredo firmam neste ato transação extrajudicial acerca do objeto de ação nº 0382.05057539-0, proposta perante o Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Lavras, mediante o qual o primeiro desiste da referida ação após o segundo comprovar a doação de uma cesta básica ao Asilo da cidade de Lavras e de outra cesta básica à Casa do Vovô, também nesta cidade.

c) José Guilherme de Figueiredo se compromete a publicar o texto da retratação por uma vez nos jornais locais “Tribuna de Lavras” e “Lavras News”, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de hoje.

Orientações sobre uso da logomarca dos 100 anos

A Comissão Avaliadora da Logomarca em comemoração aos 100 anos da Ufla, Comissão de Eventos e Comissão do Centenário informam que a partir do dia 1 de março de 2007, todos os documentos, produtos e peças alusivas à comemoração do primeiro centenário de fundação da Universidade Federal de Lavras deverão reproduzir a logomarca vencedora do concurso.

A visualização e captura da imagem está disponível em:
www.ufla.br/logomarca/logomarca.htm
em JPG 300 dpi e Corel Draw 12.

De acordo com o Regulamento a logomarca deverá constar de todas as peças publicitárias até o dia 31 de dezembro de 2008.

Ascom/Ufla

Professor da Ufla recebe prêmio Mestre de Atuação Responsável

Pelos seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na difusão tecnológica dentro e fora da universidade, treinamentos de produtores, pesquisadores, engenheiros e técnicos e especial o trabalho desenvolvido na área de tecnologia em aplicação aérea, foi concedido ao prof. Wellington Pereira Alencar de Carvalho, do Departamento de Engenharia, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), o prêmio MESTRE DE ATUAÇÃO RESPONSÁVEL realizado em nível nacional entre as instituições de nível superior e médio pela empresa FMC do Brasil, uma das empresas líderes do segmento de agroquímicos.

O objetivo da premiação é de incentivar, reconhecer e destacar o professor universitário e o professor de escolas técnicas agrícolas/agropecuárias que se empenham para que os produtos fitossanitários sejam usados de maneira correta e segura, contribuindo para a eficiência do manejo integrado, envolvendo maior lucro para o produtor, qualidade do produto para o consumidor, cuidado com a saúde dos aplicadores e segurança do ambiente (boas práticas agrícolas).

Por esta comenda o professor irá no próximo mês de abril participar de uma viagem técnica aos Estados Unidos, onde terá a oportunidade de conhecer as áreas de pesquisa e desenvolvimento da Empresa FMC Agricultural Products.

Proex seleciona projetos para o Programa Semear

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), abriu inscrições para seleção de projetos para o Programa de Qualificação Profissional “SEMEAR”.

O Programa de Qualificação Profissional “SEMEAR” é constituído por cursos de qualificação profissional ministrados por alunos de graduação, sob a orientação de servidores da Ufla, qualificando gratuitamente mão-de-obra profissional, com a estrutura existente na Instituição, e parcerias, em atendimento aos anseios da sociedade relativos à capacitação profissional, reabilitação, inclusão social, e oportunidades de entrada no mercado de trabalho. A equipe de cada projeto será composta por um docente ou técnico-administrativo (servidores da Ufla), na figura de Tutor e um aluno de graduação como Instrutor. O aluno de graduação receberá uma bolsa de extensão mensalmente durante o período de 8 meses.

Cada docente ou técnico-administrativo poderá apresentar um projeto. O projeto deve considerar o oferecimento de 1 (um) curso, duas vezes ao ano ou 2 (dois) cursos diferentes por ano, com duração de 3 (três) meses (conforme calendário da Pró-Reitoria de Graduação), no período noturno, em 2 (dois) dias da semana, com duração de 3 (três) horas por dia. O projeto deve seguir o modelo específico, disponível no site www.proex.ufla.br/semear.htm

As inscrições poderão ser feitas no período de 12 de fevereiro a 31 de março de 2007, na Pró-Reitoria de Extensão, no horário das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O resultado será divulgado no dia 16 de abril de 2007, na Proex.

Proex seleciona projetos para o Programa Bolsa de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Lavras (Ufla) abriu inscrições para seleção de projetos para o Programa “Bolsa de Extensão”.O Programa de Bolsa de Extensão visa a disponibilizar recursos humanos que contribuam para a melhor execução das atividades de Extensão Universitária: Cada docente ou técnico-administrativo poderá apresentar um projeto e a bolsa terá vigência de oito meses, com carga horária de 12 horas semanais.

As inscrições poderão ser feitas no período de 12 de fevereiro a 31 de março de 2007, na Pró-Reitoria de Extensão, no horário das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

A inscrição do projeto será feita mediante o preenchimento e encaminhamento dos seguintes documentos:disponível no site www.proex.ufla.br/programas_exten.htm

O resultado será divulgado no dia 16 de abril de 2007.

Ufla inicia inscrições para o Programa de Formação Continuada na Educação Básica

Objetivando promover e ampliar a formação docente continuada e permanente, articulando Universidade e Educação Básica, atualizando e disseminando conhecimentos científicos e técnicos para docentes da rede pública estadual e municipal da cidade de Lavras e região, bem como, produzir materiais didáticos-científicos que possibilitem uma melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, inicia-se a Terceira Etapa do Programa de Formação Continuada na Educação Básica: Entretecendo Cursos e Produção de Material Pedagógico.

O Programa foi aprovado pelo MEC através do Edital ROEXT 2006, cuja coordenação geral está a cargo da professora Ila Maria Silva de Souza do Departamento de Educação da Ufla e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores e Educadoras.

Participam deste Programa os diferentes departamentos diáticos-científicos da Ufla que trabalham articulados no Programa de Formação Continuada Docente tendo como objetivo, além da formação humana e profissional de educadores e educadoras, profissionais que atuam na educação básica das escolas públicas, buscar maior inserção social na comunidade, contribuindo assim para a ampliação da função social da Universidade atendendo a população de Lavras e região.

Nesta terceira versão do Programa, serão oferecidos dez cursos que abrangerão várias áreas do conhecimento e que serão coordenados por docentes dos Departamentos de Química, Estatística, Educação Física, Educação, Veterinária, Computação e Administração. São eles: Xadrez na Escola, Educação Física e Saúde, Literatura Infantil, Educação e Posse Responsável de Animais, Educação Ambiental e Saúde: Múltiplos Olhares sobre a Água, Gestão Participativa na Educação Básica, Educação Matemática, Educação Sexual nas séries iniciais da Educação Básica, Química para Crianças e Inclusão Digital e Jogos Cooperativos Computacionais.

O Programa de Formação Continuada na Educação Básica: Entretecendo Cursos e Produção de Material Pedagógico, referenda o clássico tripé ensino, pesquisa e extensão em ações que ampliam o conceito de formação profissional, bem como o próprio conceito de sala de aula, entendendo, ambos, enquanto espaços formativos mais abrangentes, inclusive, para seus próprios profissionais, sejam docentes ou de outras atividades acadêmico-institucionais.

As inscrições poderão ser realizadas no Departamento de Educação da Ufla a partir de segunda-feira, dia 12, até o dia 2/3/2007 na secretaria do departamento das 8h às 11h e das 13h às 17h. No ato da inscrição, as/os interessadas/os, deverão preencher formulário próprio, entregar seu currículo e uma declaração da escola em que atua, atestando o efetivo exercício profissional docente. Os cursos terão duração variada de acordo com um calendário pré-estabelecido e será exigida freqüência de 85% nos encontros.

Informações adicionais na secretaria do Departamento de Educação, através do telefone (35) 3829-1445.

Ufla/Fundecc e Alago elaboram plano diretor participativo de municípios da região

A realidade das cidades brasileiras apresenta-se neste limiar do novo século com enormes desafios, tanto aos gestores públicos como à sociedade em geral. Parte importante dessa problemática é o crescimento urbano desordenado que segmentou as cidades em dois grupos: um composto por cidades formais, planejadas e dotadas de infra-estrutura de serviços urbanos; e outro por cidades informais, desenvolvidas fora do traçado original, sem infra-estrutura. Esse segundo grupo, em grande parte, foi influenciado pelo êxodo rural acelerado nos anos 1970 que além de conseqüências sociais trouxe assimetrias no uso do solo urbano. Essa questão provocou discussões políticas que culminaram com a inclusão inédita, no texto constitucional de 1988, de um capítulo específico para tratar da política urbana.

A Carta Magna do país estabelece no artigo 182 que “a política de desenvolvimento urbano, (…) tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes” e é “executada pelo Poder Público Municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei”. E assim, em 2001 foi aprovada o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001) que estabelece instrumentos tributários, urbanísticos e jurídicos para garantir a democratização do planejamento e da gestão das cidades. Esses novos princípios gerais de política urbana devem ser aplicados às realidades locais, resultando no Plano Diretor Municipal. Plano esse cuja elaboração, implementação e monitoramento deve contar com a participativa ativa de todos os atores sociais do município.

Uma equipe de professores e técnicos da FUNDECC/Ufla está desenvolvendo a elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP) dos municípios de Aguanil, Cana Verde, Cristais, Perdões e Ribeirão Vermelho. Nesses municípios vêm sendo realizadas, desde setembro/2006, várias reuniões junto aos diversos segmentos sociais, mais o poder público municipal, visando a mobilização e participação da sociedade local na construção de um Plano Diretor Participativo que represente os anseios de todos os munícipes.

Após a constituição e capacitação do Núcleo Gestor do PDP em cada município vem se processando a Leitura Participativa da realidade municipal. Essa avaliação compreende uma Leitura Técnica e uma Leitura Comunitária. A primeira reunindo um conjunto de informações detalhadas do município quanto aos aspectos sócio-econômicos, urbanísticos, político-administrativos, físico-ambientais e sobre a legislação municipal; e a segunda contempla a expressão da população quanto aos problemas do município e sugestões de solução, segundo uma escala de prioridades. Nas reuniões vem sendo dada ênfase ao levantamento participativo das potencialidades municipais num contexto de desenvolvimento regional sustentável. Assim, ocorrerão durante esta semana, reuniões setoriais nesses municípios contando com a presença dos professores da Ufla/FUNDECC e representante da Alago que, juntamente com representantes da Educação e Cultura; Saúde; Comércio, Serviço e Indústria; e Agricultura e Pecuária; e membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e demais interessados, prosseguirão no diagnóstico participativo da realidade desses municípios, elencando problemas e sugestões de solução e levantando as potencialidades municipais, numa perspectiva de se buscar o desenvolvimento microrregional e de toda a região integrante da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago).

O cronograma abaixo apresenta a programação de reuniões da semana de 12 a 15 de fevereiro de 2007.

Cronograma de atividades/oficinas temáticas para a Leitura Participativa da Realidade – PDP (Alago).

Data Dia Horário Município Local Descrição Público-Alvo
12/02 Seg. 15h00 Aguanil Clube Social Oficina Temática (Educação e Cultura; Saúde; Comércio, Serviço e Indústria; e Agricultura e Pecuária; e membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e demais interessados Prestadores de serviços, comerciantes, médicos, enfermeiros, dentistas, profissionais da educação, professores, diretores, estudantes, agricultores, pecuaristas, industriais, sindicatos, associações, Emater/MG, etc.
12/02 Seg. 18h30 Cristais E. E. Padre Celso Pinheiro
14/02 Qua 19h00 Cana Verde E. M. Waldivino Freire
15/02 Qui. 15h00 Ribeirão Vermelho E. M. Manoel Pereira Ramalho
15/02 Qui 18h30 Perdões Colégio Otaviano da Silva

Equipe técnica: Profº. Elias Rodrigues de Oliveira (Coordenador); Profª. Cristina Lelis Leal Calegário; Profº. Luis Carlos. F.S. Oliveira; Profº. Geraldo César de Oliveira; Engº Agrícola M.Sc. Tiago Bernardes; Administradora Dariana Zanella Martinhago; Advogados Laércio Getúlio Machado e Luciano Siqueira Salim; Arquiteta Urbanista Luciana Barbosa de Abreu; e Estudante de Biologia (Estagiária) Maria Fernanda do Prado.

Mais informações; eliasdae@yahoo.com.br

CNPq oferece bolsas de produtividade em pesquisa

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) anunciou que destinará 3 mil bolsas de iniciação científica para pesquisadores com Bolsas de Produtividade em Pesquisa(PQ) e de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão
Inovadora (DT) níveis I e II.

A concessão será feita por cotas, por meio de seleção pública, conforme edital em aberto. O formulário eletrônico, por meio do qual deverá ser feita a proposta de solicitação de bolsas, estará disponível na página do CNPq na internet a partir de 12 de fevereiro e as solicitações
poderão ser feitas até 4 de março.

As bolsas concedidas serão implementadas em julho, com vigência a partir de agosto. A duração das bolsas corresponde ao período de
vigência do projeto de pesquisa aprovado e até um máximo de 36 meses.

Segundo o CNPq, as bolsas de iniciação científica são destinadas a alunos de graduação com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais, mediante participação do estudante em projeto de pesquisa, orientado por pesquisador qualificado.

Além das cotas para pesquisadores, as bolsas são concedidas a instituições, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
Científica (Pibic).

Mais informações: www.cnpq.br/editais/ct/2007/001.htm

Ufla seleciona a logomarca comemorativa dos 100 anos da Instituição

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), que em 2008 estará completando 100 anos, realizou concurso público para a escolha da logomarca comemorativa dos 100 anos. Após a conclusão de todo o processo de avaliação o autor da proposta vencedora foi Wagner Alves Nogueira, servidor público do INSS de Lavras/MG.

Foram considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos como: Tema proposto, Criatividade, Originalidade, Comunicação e Aplicabilidade.

Na concepção do autor “proposta sintetiza a história de sucesso da Ufla construída ao longo dos seus 100 anos. Seu conhecido globo azul com o triângulo de Minas ao centro passa a ter mais um significado que é a representação do número 1 (de pioneirismo) formando juntamente com as duas alianças entrelaçadas o número 100. Estas duas alianças entrelaçadas simbolizam união, representando os fortes laços e vínculos da Universidade com seus parceiros, com a comunidade lavrense, acadêmica, científica e meio de comunicação. Foi preservada a logotipia do nome Ufla associada aos 100 anos para marcar esta data histórica”.

A logomarca será utilizada durante o período de março de 2007 a dezembro de 2008, em todo material de divulgação produzido pela Universidade e em todos os documentos, produtos e peças alusivas à comemoração do primeiro centenário de fundação da instituição, bem como toda a mídia impressa e eletrônica.

O autor do trabalho vencedor receberá um certificado e um prêmio em dinheiro no valor total de R$ 1.000,00 (mil reais) oferecido pela Fundação de Apoio, Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural(FUNDECC).

No concurso concorreram 75 trabalhos originários de 10 estados, a saber: (MG) Lavras, Caratinga, Campo Belo, Ribeirão Vermelho, Belo Horizonte, Itumirim – Montes Claros, Juiz de Fora, João Pinheiro, Pouso Alegre, Cambuí e Formiga (SP) São Carlos, Taboão da Serra, Jundiaí, Campinas e Franca, (RJ) Rio de Janeiro e Niterói, (PA) Belém e Ananindeua, (PB) João Pessoa, (GO) Goiânia, (SE) Aracaju, (SC) Blumenau, (PE) Recife e (ES) Vitória. Dos inscritos, 6 (seis) trabalhos foram rejeitados por não cumprir o regulamento.

A Comissão Avaliadora do Concurso para escolha da logomarca comemorativa foi composta por José Reinaldo dos Reis Ferreira (Presidente), Carlos Eduardo Silva Volpato, Henrique César Pereira Figueiredo, José Egmar Falco, José Mauricio de Resende e Silvia Aparecida de Rezende.

Visualização em: www.ufla.br/logomarca/logomarca.htm

Estradas econômicas

Com o propósito de promover o desenvolvimento do país, o governo lançou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Observa-se que uma série de medidas será implantada, visando criar condições para o tão sonhado desenvolvimento brasileiro. Questiona-se: como acelerar o crescimento do país se as estradas econômicas, políticas, sociais e ambientais estão cheias de buracos? Temos o buraco das altas taxas de juros e tributárias, as valas das infra-estruturas rodoviárias, portuárias e ferroviárias, o abismo da educação, a cratera da saúde, o desnível do profissionalismo, a voçoroca da habitação, a erosão da corrupção, o atoleiro das questões ambientais, as rachaduras da burocracia, as barreiras do judiciário, as infiltrações da segurança, o sumidouro da previdência e a lama da política, entre tantos outros.

Um motorista, no processo de obtenção da carteira de habilitação, aprende que, no processo de direção defensiva, só deve acelerar quando não existirem condições adversas de luz, tempo, estrada, trânsito, veículo e motorista. No caso das estradas, essas condições adversas podem estar relacionadas com curvas, morros, largura de pistas, número de faixas, acostamentos, tipo de pavimentação, buracos, desníveis elevações, lombadas, etc.
Como administrador e pesquisador na área de gestão, vejo muitas adversidades nas estradas econômicas, políticas, sociais e ambientais do Brasil. O governo passou o primeiro mandato fazendo remendos em algumas estradas e recapeamentos em outras. Grande parte dessas obras não surtiu o efeito esperado e, em alguns casos, já foi destruída pelas condições do ambiente organizacional e institucional, à semelhança do que ocorreu com a operação tapa buracos nas rodovias brasileiras.

A aceleração do crescimento do Brasil só será possível se o governo, num esforço conjunto com a iniciativa privada, promover a eliminação dos buracos das estradas econômicas, sociais, políticas e ambientais, por meio da sua pavimentação sólida, via democracia e profissionalismo. Se o presidente realmente pretende acelerar o crescimento da nação, deve dar prioridade, dentro do seu programa de governo, às reformas tributárias, fiscais, jurídicas, trabalhistas e políticas. Deve eleger a educação como a mola mestra do desenvolvimento, promovendo uma reforma geral no atual modelo, dando preferência por uma abordagem sistêmica em que os pais, ao matricularem seus filhos na escola, possam prever ou mesmo definir o futuro profissional que eles terão. Deve erradicar a praga da corrupção e a ineficiência do setor público, resgatando o valor moral e ético dos políticos e profissionalizando a máquina governamental. Deve agir para criar, realmente, condições para aceleração.

Se o governo persistir na idéia de promover a aceleração do crescimento do país sem observar as condições de suas estradas, ele poderá, no final de seu mandato, provar que, realmente, não sabe dirigir o país ou simplesmente nos deixar a dúvida de que a sua carteira pode ter sido comprada.

Antônio Carlos dos Santos
Engenheiro Agrônomo, mestre em administração rural, doutor em administração, empresário, chefe do Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal de Lavras E-mail: acsantos@ufla.br

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