UFLA e Agência Brasileira de Cooperação (ABC) lançam novo curso de algodão

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, lançaram novo edital para o curso de Aperfeiçoamento na Cultura do Algodoeiro, que será oferecido para 35 profissionais africanos, a partir de 11 de junho de 2018, na UFLA.

O curso será oferecido para profissionais africanos provenientes dos países: Tanzânia, Quênia, Zimbábue, Malawi e Moçambique. Todas as etapas da produção de algodão serão abordadas nesse curso, com a duração de 320 horas (90 dias).

Os selecionados receberão passagens aéreas, seguro de vida e saúde e uma bolsa mensal para sua manutenção. Essa capacitação é oferecida pela UFLA, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa).

Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.

 

Editais do Programa Institucional de Bolsas tiveram cronograma retificado – confira

O cronograma de quatro editais do Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA) foi alterado, por meio de edital da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), a fim de se adequar ao período letivo. Dessa forma, os Editais Proat Nº03/2017/PIB/Praec/UFLA; Proar Nº03/2017 CEL-PIB/Praec; PAC Nº02/2017/PIB/Praec/UFLA; e Mesp Nº04/2017 CEL/PIB/Praec, todos de 24 de novembro de 2017, tiveram seu cronograma alterado, a partir da divulgação do resultado preliminar, que será em 12/3/2018. Para esses editais, os prazos tiveram as seguintes mudanças:

Data Atividade
12/03/2018 Divulgação do Resultado Preliminar
12/03 a 14/03/2018 (até as 17h) Interposição de Recursos na PRAEC
19/03/2018 Resultado dos Recursos
20/03/2018 Resultado da Primeira Chamada através do SIG
20/03 a 22/03/2018 Confirmação de interesse pela bolsa da Primeira Chamada através do SIG
26/03 a 28/03/2018 Resultado da Segunda Chamada, caso haja, e confirmação de interesse pela bolsa da Segunda Chamada por meio do SIG
03/04/2018 Resultado da Terceira Chamada, caso haja, e confirmação de interesse pela bolsa da Terceira Chamada por meio do SIG
01/04/2018 até 31/03/2019 Vigência da bolsa”

 

Acesse aqui o Edital Praec nº 01/2018 – Edital de Retificação PROAT, MESP, PAC e PROAR

Acesse aqui página com os editais e retificações

 

Para editais vigentes, prazo de encerramento estendeu-se até 31 de março

A fim de que não ocorresse descontinuidade no Programa Institucional de Bolsas, uma portaria conjunta foi editada por quatro pró-reitorias da UFLA, estendendo para 31 de março os contratos de bolsas que tinham previsão de encerramento em 28 de fevereiro. De acordo com a Portaria Praec nº 1/2018, foram alteradas para 31 de março as datas de contratos de bolsas institucionais dos seguintes editais:

  • Praec: Bolsa Calouro nº 01/2017;
  • PRG: Proat nº 12/2016; Promad nº 11/2016; e PIBLic n 13/2016.
  • Proec: Edital nº 06/2016;
  • PRP: Pibic nº 07/2016; e Pibic nº 08/2016.

Acesse aqui a Portaria Proec nº 01/2018.

 

Dicas de Português: Confira algumas dicas de português para não escorregar no trabalho

Certas competências são obrigatórias para profissionais de qualquer área. O domínio do português é uma delas.

Ainda assim, infrações à norma culta da língua são uma constante no mundo corporativo – e em qualquer nível hierárquico.

Veja a seguir alguns erros de português mais comuns no mundo do trabalho.

1- Anexo / Anexa

Errado: Seguem anexo os documentos solicitados.

Certo: Seguem anexos os documentos solicitados.

 

Por quê? Anexo é adjetivo e deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere. Obs: Muitos gramáticos condenam a locução “em anexo”; portanto, dê preferência à forma sem a preposição.

2- “Em vez de” / “ao invés de”

Errado: Ao invés de elaborarmos um relatório, discutimos o assunto em reunião.

Certo: Em vez de elaborarmos um relatório, discutimos o assunto em reunião.

 

Por quê? Em vez de é usado como substituição. Ao invés de é usado como oposição. Ex: Subimos, ao invés de descer.

3- “Esquecer” / “Esquecer-se de”

Errado: Eu esqueci da reunião.

Certo: Há duas formas: Eu me esqueci da reunião. Ou Eu esqueci a reunião.

 

Por quê? O verbo esquecer só é usado com a preposição de (de – da – do) quando vier acompanhado de um pronome oblíquo (me, te, se, nos, vos).

4-“Faz” / “Fazem”

Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa.

Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa.

 

Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Em outros sentidos, concorda com o sujeito. Ex: Eles fizeram um bom trabalho.

5- “Ao encontro de”/ “De encontro a”

Errado: Os diretores estão satisfeitos, porque a atitude do gestor veio de encontro ao que desejavam.

Certo: Os diretores estão satisfeitos, porque a atitude do gestor veio ao encontro do que desejavam.

 

Por quê? “Ao encontro de” dá ideia de harmonia e “De encontro a” dá ideia de oposição. No exemplo acima, os diretores só podem ficar satisfeitos se a atitude vier ao encontro do que desejam.

6- “Media” / “Medeia”

Errado: Ele sempre media os debates.

Certo: Ele sempre medeia os debates.

 

Por quê? Há quatro verbos irregulares com final –iar: mediar, ansiar, incendiar e odiar. Todos se conjugam como “odiar”: medeio, anseio, incendeio e odeio.

 

7- “Tem” / “Têm”

Errado: Eles tem feito o que podem nesta empresa.Certo: Eles têm feito o que podem nesta empresa.Por quê? Tem refere-se à 3ª pessoa do singular do verbo “ter” no Presente do Indicativo. Têm refere-se ao mesmo tempo verbal, porém na 3ª pessoa do plural.

 

Fonte: www.qualconcurso.com.br

Paulo Roberto Ribeiro

DCOM

Pesquisa na UFLA propõe uma alternativa para reduzir o consumo de cloreto de sódio: o uso de realçadores de sabor

A ideia é manter o gosto salgado nos alimentos, porém com o mínimo possível de sódio.

Soluções para o desenvolvimento de produtos alimentícios com redução do teor de cloreto de sódio têm sido pesquisadas pelo Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O primeiro questionamento dos pesquisadores foi: como reduzir a quantidade de sal (cloreto de sódio) no produto sem alterar as suas características e o seu sabor? Esse foi o grande desafio enfrentado, já que o consumidor final quer um produto com menos sódio, mas com gosto salgado semelhante ao que está acostumado.

Uma das alternativas é o uso dos realçadores de sabor, agentes flavorizantes, cuja principal função é a de reforçar o aroma e o sabor dos alimentos. Porém, há poucos estudos sobre a sua capacidade de intensificar o gosto salgado e como podem ser utilizados. Sendo assim, a estudante Renata Abadia Reis Rocha propôs em sua pesquisa de mestrado, com a orientação do professor João de Deus Souza Carneiro (DCA), analisar o comportamento sensorial dos realçadores de sabor em diferentes reduções da concentração de cloreto de sódio.

Um realçador muito conhecido e vendido comercialmente é o glutamato monossódico (aminoácido L-glutâmico). Ele está presente em diversos tipos de alimentos, principalmente em aperitivos, sopas instantâneas, pratos prontos desidratados e congelados, molhos e produtos à base de carnes. Para sua pesquisa, além do glutamato monossódico, Renata utilizou inosinato dissódico, guanilato dissódico e glutamato monoamônico.

Essas substâncias são naturalmente encontradas em alguns alimentos, e caracterizadas por apresentar o aminoácido glutamato ou os nucleotídeos, como inosinato e guanilato, conforme explica Renata: “Quando você consome um queijo tipo parmesão, que é rico em gosto umami, inicialmente percebe-se uma onda de sabor que é característico do queijo, em seguida vem o gosto umami, produzindo intensa salivação. Ele facilita a dissolução do alimento na boca, ajudando o cloreto de sódio a entrar em contato com as células gustativas, proporcionando um ambiente químico favorável a percepção do gosto salgado”.

De acordo com a pesquisadora, foi possível reduzir 40% do teor cloreto de sódio com o uso do glutamato monoamônico, 30% com o glutamato monossódico e 13 e 14% com o inosinato dissódico e guanilato dissódico. Ou seja, a pesquisa mostrou que é possível reduzir a quantidade de cloreto de sódio e manter a característica sensorial do produto.

A intenção é de que, com esse estudo, a indústria consiga reduzir o teor de cloreto sódio dos alimentos. “Hoje já existem alguns produtos no mercado que utilizam realçadores de sabor, mas ainda faltam diversas informações cientificas, como estudos sobre a caracterização e uso de realçadores de sabor, além da aplicação deles para reduzir o teor de sódio em produtos alimentícios, seja de uma forma isolada, seja  em conjunto, etc.”, comenta o orientador da pesquisa.

Renata continua seu projeto no doutorado. “A ideia inicial foi avaliar o comportamento básico em solução aquosa para verificar a intensidade do gosto salgado mediante a utilização de realçadores de sabor. Agora, queremos identificar quais são os perfis sensoriais desses realçadores de sabor em diferentes matrizes alimentícias, como a batata-palha, o requeijão e o hambúrguer”, relata.

Sódio, uma preocupação mundial

Segundo o Ministério da Saúde, o cloreto de sódio aliado a outros fatores é responsável por até 63% das mortes no mundo e 72% no Brasil. Um terço dos óbitos ocorre em pessoas com menos de 60 anos. Por isso, o sódio tem sido alvo de campanhas do Ministério da Saúde e de outros órgãos para conscientizar a população sobre a importância de se reduzir o seu consumo.

De acordo com dados compilados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cada brasileiro consome 11,38g de cloreto de sódio por dia. Porém, a recomendação da Organização Mundial da Saúde é de no máximo 5g. A alta ingestão desse composto tem sido responsável por um aumento dos casos de doenças crônicas, como a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares.

Mesmo com as pesquisas e alertas sobre os riscos do cloreto de sódio  à saúde, o consumo elevado preocupa a comunidade científica “Muitos consumidores consideram  que o cloreto de sódio ingerido decorre em sua maior parte do sal de cozinha em preparo de refeições em domicilio;  porém, os produtos industrializados também contribuem com boa  quantidade da ingestão do cloreto de sódio. O consumidor precisa buscar no rótulo dos produtos alimentícios o valor nutricional do que ele está ingerindo”, alerta o professor João de Deus.

Texto: Karina Mascarenhas, jornalista- bolsista Fapemig/Dcom.

Imagens e vídeo: Mayara Toyama, estagiária Dcom. 

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

Eleição de estudantes de graduação para Conselhos Superiores será realizada em 21/3, no Centro de Convivência

A eleição de estudantes dos cursos de graduação da UFLA para os Conselhos Superiores tem nova data. O pleito será realizado no dia 21/3, por escrutínio secreto, das 9h às 21h, no Centro de Convivência. Os candidatos tiveram até às 16h desta segunda-feira (5/2) para realizarem suas devidas candidaturas.

A apuração das eleições será realizada na mesma sessão, e será considerado eleito o candidato mais votado. Não serão admitidos votos por procuração ou cumulativos. Cada eleitor terá direito a apenas 1 (um) voto, exercido pessoalmente, em apenas 1 (um) nome para cada cargo a ser provido.

A eleição acontece para os seguintes cargos:

I – CONSELHO UNIVERSITÁRIO
a) 3 (três) representantes dos cursos de graduação, com mandato de um ano.

II – CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
a) 2 (dois) representantes dos cursos de graduação, com mandato de um ano.

III – CONSELHO DE CURADORES
a) 1 (um) representante dos cursos de graduação, com mandato de um ano.

Juntamente com os membros representantes, serão eleitos suplentes. Aprovada a ata pela Comissão Escrutinadora, o quadro do resultado será afixado imediatamente em lugar público e visível. Caberá recurso contra candidatura ou contra o resultado das eleições, nos termos previstos no Regimento Geral da UFLA.

Confira o horário de funcionamento da Biblioteca Universitária durante as férias letivas

O período de férias letivas, para os graduandos da UFLA, irá de 9/2 a 11/3. Por isso, a Biblioteca Universitária informa o seu horário de funcionamento durante esse prazo, que ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Entre os dias 12/2 e 14/2, não haverá atendimento.

Luciana Tereza – estagiária Dcom/UFLA.

Proinfra disponibiliza retroprojetores novos para outros setores da UFLA

A Diretoria de Logística Acadêmica (DLA/Proinfra) informa que serão disponibilizados 15 retroprojetores novos para outros setores da UFLA. 

O setor que tiver interesse em ficar com o referido equipamento deverá encaminhar um e-mail para dla@proinfra.ufla.br.O e-mail deverá ser enviado pelo chefe ou subchefe do setor, uma vez que deverá ser feita a transferência patrimonial do bem.

Após o recebimento do e-mail, a DLA entrará em contato para agendar a retirada do material. O setor interessado deverá providenciar o transporte. 

Abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) 2018

O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para conceder bolsas de Iniciação Científica e de Mestrado para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) que estejam cursando graduação em instituições públicas ou privadas em qualquer área de atuação.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o PICME funciona em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por isso, no formulário de inscrição, o estudante deve selecionar a UFMG. Entretanto, todas as atividades serão realizadas na UFLA. As inscrições devem ser feitas até 26/2 para a entrada antecipada e 4/4 para a entrada regular, no site http://picme.obmep.org.br/

O objetivo do PICME é oferecer aos estudantes universitários que se destacaram nas olimpíadas escolares a oportunidade de concluir sua graduação, em qualquer área, simultaneamente com estudos em Matemática. Com isso, espera-se propiciar o acesso a uma sólida formação matemática que venha enriquecer o desenvolvimento profissional desses estudantes, abrindo inclusive a possibilidade de ingressarem em um mestrado na área de Matemática.

Na programação acadêmica do PICME os bolsistas deverão cursar disciplinas de matemática e participar de atividades escolhidas pela coordenação, de acordo com seu nível e objetivos específicos. Os estudantes serão acompanhados ao longo do projeto, pela equipe responsável.

Mais informações no site: http://picme.obmep.org.br/  ou com a professora Adriana Xavier Freitas, do Departamento de Ciências Exatas (DEX).

Oportunidade de bolsas para medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A partir desta segunda-feira (5/2) até 23 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para a Bolsa de manutenção do Instituto TIM- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A bolsa foi criada com o objetivo de oferecer apoio financeiro a jovens talentosos para que possam cursar a Universidade. As bolsas ofertadas são direcionadas a medalhistas, de qualquer edição da OBMEP, que estejam ingressando em Universidades Públicas (Federais ou Estaduais) no primeiro período do ano de abertura das inscrições. As seguintes áreas de acesso são apoiadas pela iniciativa: Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química.

Em 2015, 2016 e 2017 foram oferecidas, em cada ano, 50 bolsas de manutenção no valor de R$1.200, com duração de 12 meses, renováveis anualmente, até o limite de 48 meses. Novas 50 bolsas serão oferecidas em 2018.

Interessados deverão realizar inscrições aqui.

Universidade Federal de Lavras