Projeto de Lei para reduzir atropelamentos de animais silvestres, de iniciativa do Centro de Ecologia da UFLA, avança na Câmara

Crédito: CBEE

 

O Centro Brasileiro de Excelência em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é um centro de pesquisas com foco na redução dos impactos causados pela construção de estradas. Localizado no Departamento de Biologia (DBI) sob a coordenação do professor Alex Bager, o Centro promove projetos de extensão e inovação relacionados ao tema.

Uma das iniciativas do CBEE, em parceria com a Rede Nacional Pró Unidades de Conservação (Rede PróUCs), com o consultor em Comunicação e Políticas Públicas, jornalista Aldem Bourscheit e com o deputado Ricardo Izar Júnior (PSD-SP), foi a elaboração do Projeto de Lei 466/2015, que trata da “adoção de medidas que assegurem a circulação segura de animais silvestres no território nacional, com a redução de acidentes envolvendo pessoas e animais nas estradas, rodovias e ferrovias brasileiras”. O projeto está em tramitação desde 2015 e, nesta quarta-feira (4/10) alcançou um resultado importante: a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

A partir de agora, segue para o Plenário da Câmara, onde já tem aprovado o Regime de Urgência para sua avaliação. Os idealizadores contam com o compromisso da Presidência da Câmara para que seja colocado em pauta com agilidade. Após a aprovação dos deputados, a proposta avançará para o Senado.

Confira na íntegra a nota da Frente Parlamentar Ambientalista:

 “Brasília (DF) – Nessa quarta-feira (3), Dia Mundial dos Animais, a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados deu um importante passo para a conservação da vida no país aprovando o Projeto de Lei 466/2015. Na comissão, a proposta foi relatada pelo deputado Antonio Bulhões (PRB-SP).

De autoria do deputado Ricardo Izar Júnior (PSD-SP) e construído em parceria com o Centro de Estudos em Ecologia de Estradas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com a Rede Nacional Pró Unidades de Conservação (Rede PróUCs) e com o consultor em Comunicação e Políticas Públicas, jornalista Aldem Bourscheit, o texto trata da “adoção de medidas que assegurem a circulação segura de animais silvestres no território nacional, com a redução de acidentes envolvendo pessoas e animais nas estradas, rodovias e ferrovias brasileiras”.

A proposta é fundamentada na realização de estudos técnicos para que sejam definidos os melhores locais e as tecnologias mais adequadas para a redução dos atropelamentos de fauna silvestre. O meio rodoviário responde atualmente por cerca de 60% do transporte de cargas no Brasil, se estendendo por quase 2 milhões de quilômetros de rodovias e estradas federais, estaduais e municipais.

Assim como nas comissões por onde tramitou anteriormente, a de Viação e Transportes e a de Meio Ambiente, o texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania também por unanimidade. Como não tramita em “caráter terminativo”, segue para o Plenário da Câmara, onde já tem aprovado o Regime de Urgência para sua avaliação e conta com o compromisso da Presidência da Câmara para que seja colocado em pauta com celeridade. Após o sinal verde dos deputados, a proposta avançará para o Senado.

Todos os anos, quase 500 milhões de lobos, onças, tamanduás, antas e outros animais silvestres perdem a vida quando são atropelados em rodovias, estradas e ferrovias brasileiras. As principais vítimas são animais de pequeno porte, como cobras, aves e lagartos. Mas, não importa o tamanho, todos os animais silvestres são peças indispensáveis para que os ambientes naturais sigam nos beneficiando com oferta de água, regulação do clima, belas paisagens, renovação de solos e espaços para esporte e lazer, por exemplo.

Vidas humanas também são desperdiçadas quando o problema dos atropelamentos de animais não é atacado. Conforme balanço do Ministério dos Transportes, mais de 4 mil acidentes com veículos e animais silvestres e domésticos acontecem a cada ano no Brasil, resultando em aproximadamente 1.000 pessoas feridas e 68 mortas.”

Mais informações:

PL 466/2015

Conheça o Centro de Estudos em Ecologia de Estradas da UFLA.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

Participe do Conselho PopularizaCiência- inscrições até 9/10

A Diretoria de Comunicação (DCOM) e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) convidam servidores docentes e técnico-administrativos, bem como estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a participarem do Conselho Consultivo das Ações de Popularização da Ciência (Conselho PopularizaCiência).

Os interessados em compor o Conselho devem encaminhar cópia simplificada (produção dos últimos 5 anos) do currículo Lattes/CNPq (http://lattes.cnpq.br) à DCOM (prédio da Reitoria), até as 17h do dia 9/10/2017, acompanhada da ficha de inscrição (clique aqui para acessar a ficha de inscrição).

Os selecionados atuarão com a Coordenadoria de Divulgação Científica da DCOM na seleção de pesquisas a serem divulgadas por meios de comunicação institucionais e em outras ações voltadas à popularização da ciência. A atuação poderá abranger, ainda, os programas a serem desenvolvidos pela Rádio Universitária e pela TVU Lavras.

Os membros do Conselho deverão reunir-se ordinariamente a cada dois meses, para apresentação de sugestões de divulgação e avaliação dos conteúdos já divulgados nos veículos de comunicação gerenciados pela DCOM, ou sempre que convocados.

O resultado será divulgado no portal de notícias da UFLA (www.ufla.br) em 20/10/2017. Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado do processo seletivo, poderá apresentar recurso à DCOM, nos dias 23/10 e 24/10, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. O resultado da análise dos recursos será divulgado em 27/10/2017.

O Conselho PopularizaCiência será composto:

I pelo pró-reitor de Pesquisa ou representante indicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP);

II pelo pró-reitor de Pós-Graduação ou representante indicado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG);

III pelo pró-reitor de Extensão e Cultura ou representante indicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec);

IV pelos integrantes das equipes de projetos ativos de autoria da DCOM/UFLA relacionados à popularização da ciência;

V por um professor representante de cada uma das grandes áreas do conhecimento definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a saber: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes;

VI por dois representantes de servidores técnico-administrativos;

VII por um representante dos estudantes de pós-graduação.

Edital DCOM-PRP 01/2017

Nova oferta de cursos regulares presenciais do inglês sem fronteiras NucLi/UFLA

Os interessados devem fazer as inscrições no site isfaluno.mec.gov.br, no período de 3/10/2017  a  9/10/2017 até às 12 horas. Os cursos terão início em 23 de outubro.

Os seguintes cursos estão sendo ofertados:

Cursos de 16 horas para os níveis A2 e  B1

  • Produção Oral: Interações Acadêmicas: Developing Conversational Skills (QCE* A2 / MEO 3), de 11h50 às 13h50
  • Produção Escrita: Essay (QCE B1 / MEO 4), de 11h50 às 13h50

* Quadro Comum Europeu

Acesse o site (isfaluno.mec.gov.br) para verificar os dias e horários ofertados

Pré- Requisitos para inscrições:

Para docentes, alunos (graduação e pós-graduação) e técnicos administrativos: estar ativo no My English Online (MEO) ou ter realizado o exame TOEFL ITP, como indicadores de nivelamento de acordo com o QCE. O sistema priorizará o resultado do TOEFL ITP para indicar os cursos.

Para esclarecimentos, entrar em contato com o NucLi/UFLA:

Telefone: (35) 3829 3127

E-mail: nucli@dri.ufla.br

PV6 – sala 10

Ideas for Milk 2017 está com inscrições abertas – Participe

Nos dias 8 e 9 de dezembro será realizada a segunda edição do Ideas for Milk – Desafio de Startups – 2017, na Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora/MG. A competição tem o objetivo de gerar negócios lucrativos vinculados a startups, tendo como foco soluções para aumentar a eficiência da cadeia agroindustrial do leite no Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site do evento até 5/11.

Estão aptas a participar equipes de startups interessadas em gerar negócios nas grandes áreas temáticas do agronegócio do leite. Podem concorrer propostas de startups de qualquer região do Brasil, com ou sem CNPJ, em todos os níveis de maturidade e, inclusive, equipes com projetos em início de desenvolvimento.

Trata-se de uma competição nacional entre empreendedores com ideias inovadoras de modelo de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas (IoT).

Os projetos devem ter conexão com temas inerentes aos segmentos da cadeia produtiva do leite e todos têm o desafio de buscar eficiência, visando melhoria da qualidade, aumento da produtividade e redução dos custos.

No ano passado, a vencedora foi uma equipe integrada por membros do Departamento de Medicina Veterinária (DMV/UFLA). Eles apresentaram a proposta da  startup “Meu Leite – muitos problemas, uma solução”.

VACATHON:

O Ideas for Milk traz como novidade nesta edição o Ideas for Milk – VACATHON. Trata-se da 1ª Maratona de Programação Rural para Produção de Leite, que será realizado entre os dias 6 a 10 de dezembro juntamente com o Desafio de Startups. As inscrições estão abertas até 3/11, em que será selecionada uma equipe de cada instituição de ensino superior participante.

Equipes compostas de 3 a 5 estudantes irão explorar dados abertos de pesquisas da Embrapa Gado de Leite para desenvolver projetos de software ou hardware. A ideia é conhecer mais sobre temáticas relacionadas à produção de leite e criar soluções inovadoras aplicáveis a área com ajuda de pesquisadores e produtores de leite.

O processo de escolha em cada instituição fica a cargo de um professor, nomeado Embaixador do Vacathon. O evento terá 20 instituições de ensino superior convidadas/selecionadas a partir da inscrição dos embaixadores. Na UFLA, a embaixadora nomeada é a professora Marluce Rodrigues Pereira do Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFLA).

O Ideas for Milk vai oferecer o prêmio de R$ 20 mil aos vencedores e é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com as empresas Kick Ventures, Agripoint, Qranio e Carrusca Innovation.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Ideas for Milk ou na página do Facebook.

Luciana Tereza – estagiária DCOM/UFLA.

UFLA na Mídia: professor fala sobre queda de árvore em época de chuva

Um professor da Universidade Federa de Lavras (UFLA) foi destaque em duas reportagens exibidas nessa quarta-feira (4/10), no jornal da EPTV da primeira e segunda edições. Silvério José Coelho, do Departamento de Agricultura (DAG), tratou sobre queda de árvore em época de chuva.

Na primeira edição, o docente mostrou como se identificar árvores que correm risco de cair, enquanto na segunda ele destacou que a chuva é um dos fatore que pode provocar a queda desse tipo de estrutura.

Confira as reportagens completas em: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/dois-dias-apos-temporal-bombeiros-ainda-atendem-casos-de-queda-de-arvores-em-lavras-mg/6194995/http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/especialista-ensina-a-identificar-arvores-que-correm-risco-de-cair/6193708/

Professoras do Departamento de Educação participam do XXXIII Encontro Nacional do Movimento Inter Fóruns de Educação Infantil do Brasil

Entre os dias 20 e 22 de setembro, as docentes Cláudia Maria Ribeiro e Kátia Batista Martins (coordenadora do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil), ambas do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA), participaram do XXXIII Encontro Nacional do Movimento Inter Fóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento contou com a participação da secretária de estado da Educação, Macaé Evaristo dos Santos, que discutiu a Política e Educação no Brasil nos dias de hoje: questões para a Educação Infantil. Em outra mesa de trabalhos, também foi abordado o tema da Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil.

No encontro estavam representantes dos Fóruns de Educação Infantil de diversos estados, que receberam um exemplar do livro “Borbulhando Enfrentamento às violências sexuais nas infâncias no Sul de Minas Gerais” e o livro “Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil”, obras organizadas por Cláudia Ribeiro e fruto de projetos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC).

No segundo dia de evento, as discussões abordaram o tema: “Judicialização da Educação: impactos na Educação Infantil”, que contou com a presença do professor Carlos Roberto Jamil Cury (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG), além de discussões sobre Diversidades e Educação Infantil, com a presença da ex-ministra da Igualdade Racial e professora da UFMG, Nilma Lino Gomes, falando sobre questões de raça e Educação Infantil, ressaltando que a diversidade faz parte do mundo. A professora Shirley Miranda, também da UFMG, complementou discutindo sobre como as questões de gênero se fazem presente na Educação Infantil, ressaltando que a diferença é uma condição da existência.

A professora Cláudia Ribeiro, por fim, apresentou trabalhos já realizados, obras editadas e projetos executados que contribuem e fortalecem a formação de professoras e professores nas temáticas de gênero e sexualidades, tecendo saberes e fortalecendo as lutas pelo respeito à educação na diversidade, e pela formação docente onde a universidade tem papel fundamental na construção política e ética de profissionais da educação.

Livro “Borbulhando enfrentamento às violências sexuais na infância”

O livro “Borbulhando enfrentamentos às violências sexuais na infância” foi lançado na UFLA, em março deste ano, no 125º Fórum Sul Mineiro de Educação.

Esta obra é fruto de um projeto aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação das professoras Cláudia Ribeiro e Carolina Alvarenga, que contaram com a contribuição de professores e conselheiros tutelares do Sul de Minas Gerais.

Confira e relembre mais informações sobre a obra e seu lançamento: http://www.ufla.br/ascom/2017/03/30/ufla-sedia-o-forum-sul-mineiro-de-educacao-infantil-com-lancamento-do-livro-borbulhando-enfrentamentos-as-violencias-sexuais-nas-infancias/

Texto: Maria de Fátima Ribeiro, jornalista. 

Autores das áreas de Educação e Ciências Humanas se encontram na UFLA para apresentarem suas obras

O 1º Encontro de Autores das áreas de Educação e Ciências Humanas foi realizado na Livraria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) nessa segunda-feira (2/10). O evento teve como objetivo reunir publicações de professores e técnicos administrativos e aproximá-los entre si e entre os estudantes.

Estavam presentes o pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho, o diretor da Editora UFLA, professor Marco Aurélio Carbone Carneiro e diversos autores da área, que apresentaram suas obras para o público presente.

 A autora Ana Cristina Corrêa de Oliveira, do Rio de Janeiro, abriu a sessão de apresentação dos livros com sua obra “O Voo da Borboleta Azul – pensamentos e poesias II”. Ela afirma que o livro é voltado para leitores sensíveis que possam enxergar além do que está escrito: “a poesia é diferente, ela atinge o leitor de outra forma, com uma linguagem simples e poética. A partir do momento que você a compartilha, atinge outras pessoas que se identificam com você”, ressalta.

O técnico de Tecnologia da Informação da UFLA Anderson Laudelino Pereira apresentou sua coleção de cartuns intitulados “Cartoonzine”. O autor utiliza de uma linguagem descontraída para retratar assuntos sérios, como a dengue e a gripe H1N1, por exemplo. “A intenção é levar educação com viés de humor”, afirma. 

Os livros “Gestão Pedagógica e Qualificação do Trabalho Docente” e “Mapa da Gestão Pedagógica” são de autoria dos professores do Departamento de Educação (DED) Celso Vallin, Carlos Betlinski e Vanderlei Barbosa. Essas obras são resultado de anos de pesquisa em escolas públicas de Lavras e fornecem aos professores sugestões e questionamentos referentes à gestão pedagógica.

O livro “Práticas e Perspectivas de Democracia na Gestão Educacional”, do professor Carlos Betlinski, retrata questões sobre a filosofia da educação, currículo e gestão pedagógica.

O servidor técnico do Departamento de Fitopatologia (DFP) Cleber Maximiliano apresentou suas obras de poesia intituladas “Curta-Poetagem” e “De Mãos Dadas”. Ele menciona que, ao encontrar poemas antigos de sua autoria, ainda datilografados, o faz refletir que “a poesia é uma forma de guardar as emoções, uma maneira de manter as recordações ao longo do tempo, pois, a magia da poesia não tem tempo, pertence ao passado e, ao mesmo tempo, ao futuro”.

O livro “Produção de Textos: teoria e prática”, organizado pelos autores Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias Fonseca, Marco Antonio Villana-Neder e Mauriceia Silva de Paula Vieira reúne diversas vozes com o objetivo de nortear o assunto da produção de textos. Com capítulos voltados para os atuais e futuros professores de educação básica e para candidatos de processos seletivos para ingresso em universidades, o livro reúne um compilado de diferentes formas de conceber a escrita e a produção de textos.

“Da Ética da Libertação à Ética do Cuidado”, de Vanderlei Barbosa, tem como objetivo evidenciar a natureza e os pressupostos da ética do cuidado como possibilidade de construção ou reconstrução de um novo paradigma, visando responder às seguintes indagações: como viver de acordo com a natureza humana racional e livre? Qual o fim último do agir humano?

Por fim, a Livraria também exibiu o livro “Qualidade de Vida: Ideias Simples, Hábitos Saudáveis”, de José Eymard da Silva, Maria do Rosário Henriques Barbosa, Margarida Montejano da Silva e Vanderlei Barbosa.

O pró-reitor de Pesquisa parabenizou os autores e afirmou que essas obras são sementes para um futuro diferente. Ao final, os livros apresentados foram sorteados aos presentes.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig

Biologia Subterrânea: UFLA inaugura Centro de Estudos e dá início ao segundo simpósio brasileiro sobre a ciência

O início da semana foi marcado por novidades no Departamento de Biologia (DBI) da UFLA. Na noite de segunda-feira (2/10), foi realizada a cerimônia de abertura do II Simpósio Brasileiro de Biologia Subterrânea, oportunidade em que celebrou-se também as novas dependências físicas do Centro de Estudos em Biologia Subterrânea (CEBS), inaugurado oficialmente na manhã desta terça-feira (3/10).

O CEBS é um projeto desenvolvido a partir de um convênio da Universidade com a empresa Vale, que além de subsidiar a execução da obra, tem disponibilizado bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para o desenvolvimento de pesquisas científicas focadas em espeleologia, que são os estudos da formação e dos organismos que vivem dentro de cavernas.

Para o reitor da UFLA, José Roberto Soares Scolforo, a inauguração do CEBS representa um passo à frente da Instituição no fomento às pesquisas sobre a vida em cavernas e o meio-ambiente. Scolforo também citou o comprometimento dos integrantes do DBI na construção e na viabilização do centro. “As cavernas estão em áreas ricas em minerais e, naturalmente, existe interesse econômico em explorar esses recursos. Se você não conhecer o que há em determinada caverna, você não vai saber garantir se o empreendimento pode ser realizado ou não. Sem conhecimento, corre-se o risco de eliminar a biodiversidade. Conhecimento definindo a preservação da vida e onde a atividade econômica pode ser instalada, essa é a grandiosidade deste centro”, acrescentou.

Scolforo também destacou a parceria público-privada como um meio saudável e essencial para crescimento da Universidade. “É muito importante podermos contar com uma empresa tão grandiosa como a Vale, que a partir de uma responsabilidade sócio-ambiental, se soma à nossa Universidade para desenvolver pesquisas e tecnologia. Temos conseguido efetivar parcerias que agregam à comunidade acadêmica e à produção científica, sem perdermos, obviamente, nossa autonomia no desenvolvimento das pesquisas. Por meio de parcerias com empresas privadas, temos aumentado as chances de empregos para nossos alunos, ampliado nossos laboratórios, atraído novos pesquisadores e nos destacado, também, nos rankings universitários”, concluiu.

O gerente executivo de Licenciamento Ambiental, Estudos, Espeleologia, Saúde e Segurança da Vale, Rodrigo Dutra Amaral, contou que a empresa investiu no projeto porque enxergou nele um grande ganho para a ciência. “Sabemos que, no país, nós temos uma grande carência de pesquisas na área e de taxonomistas de diversos grupos de fauna. Este centro de referência vai transformar informação em conhecimento e divulgar essa ciência tão rica à sociedade. Em nome da Vale, venho agradecer a parceria e reafirmar nosso compromisso de continuar apoiando as pesquisas aqui na UFLA, uma universidade modelo para o estado e para o Brasil”, reforçou.

O coordenador do Centro de Estudos em Biologia Subterrânea, professor Rodrigo Lopes Ferreira (DBI), não escondeu a emoção ao participar da inauguração do prédio. Entusiasmado com a iniciativa, o professor contou ser um dos incentivadores na instituição de pesquisas sobre a vida em lugares subterrâneos, e acredita que o CEBS será um marco na produção de trabalhos científicos nessa área. “Este centro é mais que a materialização de um sonho, é o enraizamento de uma ideia”, afirmou.

Conhecimento compartilhado

O II Simpósio Brasileiro de Biologia Subterrânea vai até o dia 6/10, e conta com palestras e mini-cursos de pesquisadores de vários países.

De acordo com Rodrigo, que é também coordenador do evento, o estudo de cavernas ainda é incipiente no Brasil, principalmente quando se trata de fauna subterrânea. Por isso, nesta edição, o evento tem como objetivo “aglomerar pessoas com diferentes formações para criar um ambiente de discussão, onde seja possível disseminar conhecimentos para educar pessoas que, em sua instância possam, da melhor forma, conservar esses ambientes”, explicou.

Confira a programação do simpósio em www.biosubbrasil.com.br.


Com informações e fotos de Rafael Passos , Jornalista/bolsista – Fapemig

Pró-Reitoria de Pós-Graduação realizou aula inaugural na UFLA para os ingressantes 2017/2

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou na tarde da última quinta-feira (28/9) uma aula inaugural proferida pelo pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio. Na ocasião, foi demonstrado aos professores os locais onde se inserem os principais regulamentos e portarias, bem como o regulamento geral da Pós-Graduação, com ênfase na importância de os discentes conhecerem os regulamentos e vigências, que constam informações necessárias. Foram apresentados os programas acadêmicos e profissionais da UFLA, a evolução das notas e o mecanismo de avaliação dos programas pela Capes – no caso, a avaliação quadrienal.

O professor destacou a importância da escolha das disciplinas a serem cursadas, que devem possuir afinidade com o tema de dissertação ou tese, a necessidade da leitura científica e a participação em eventos extraclasse. Segundo o pró-reitor, “A formação discente é o principal foco da pós-graduação; os mesmos devem estar preparados para o mercado de trabalho e por isso precisam se preocupar em maximizar o tempo demandando para o curso, seja o mestrado, seja o doutorado”.

Outro ponto bastante ressaltado foi a produção científica. Segundo o professor Rafael Pio, os docentes devem estar atentos em produzir artigos científicos passíveis de serem publicados em periódicos internacionais com elevado impacto (JCR).

Além disso, enfatizou que a nota de avaliação dos Programas é constituída pelos seguintes pesos: 20% do corpo docente; 30% do corpo discente; 40% de produção intelectual; e 10% de critérios adicionais, evidenciando que são os próprios estudantes responsáveis por importante parcela dessa avaliação. “Os discentes devem ter a audácia de melhorar as suas investigações, pois são responsáveis pela produção intelectual e critérios adicionais, pesando 70% na nota do programa”. Ao final, Rafael Pio explicou que é necessário ter dedicação, seriedade, atenção e principalmente responsabilidade para desenvolver um bom trabalho na Instituição.

Rhuane Jackeline – bolsista Dcom/Proat/PRPG

 

Universidade Federal de Lavras