Ir direto para menu de acessibilidade.

Departamento de Medicina Veterinária - DMV

Fachada do DMV
Fachada do DMV

O Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou suas atividades em 26 de agosto de 1993, baseando-se na autorização da implantação do Curso de Medicina Veterinária, pelo Decreto de 08 de dezembro de 1992, publicado no Diário Oficial da União em 09 de dezembro do mesmo ano. O Curso de Medicina Veterinária conta atualmente com 50 vagas por semestre, e tem-se destacado com um dos melhores do país.

O Curso é ministrado em vários departamentos didático-científicos da UFLA, (Zootecnia, Ciência dos Alimentos, Biologia, Química, Ciências Exatas, Administração e Economia e Educação Física), que também são responsáveis pela formação do estudante. O DMV está organizado em uma estrutura setorial composta por nove setores funcionais (Cirurgia, Clínica de Grandes Animais, Clínica de Pequenos Animais, Fisiologia e Farmacologia, Informática, Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia, Morfologia, Patologia e Reprodução Animal).

 

A infra-estrutura departamental é composta de laboratórios nas áreas de anatomia, histologia, fisiologia, farmacologia, patologia, análises clínicas, parasitologia, microbiologia, virologia, epidemiologia, reprodução animal, bem como instalações hospitalares para procedimentos clínicos e cirúrgicos de pequenos animais, e para realização de diagnósticos por imagem.

Deste modo, o DMV dispõe de um Hospital Veterinário de Pequenos Animais com amplas e modernas instalações, dedicado ao atendimento dos animais da comunidade de Lavras e região, e comprometido com a formação acadêmica dos alunos de graduação e pós-graduação. No próximo ano será implantado o projeto do Hospital dedicado ao atendimento de animais de grande porte e de produção.

Atualmente, o DMV conta com cinco Grupos de Pesquisa: Informática Aplicada à Medicina Veterinária e à Produção Animal, Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução Animal, Fisiologia e Farmacologia Veterinária, Patologia Clínica Cirúrgica, e Sanidade Animal. Todos estão registrados no Lattes/CNPq e certificados pela UFLA, e envolvidos no desenvolvimento de diferentes projetos de pesquisa.

Contato

Telefone: (35) 3829-1148
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r

Acesse o site do DMV (abre em nova janela)