Ir direto para menu de acessibilidade.

Departamento de Zootecnia - DZO

Vista parcial do Bloco 1 do DZO
Vista parcial do Bloco 1 do DZO

O Departamento de Zootecnia (DZO), um dos mais antigos da UFLA, é um departamento didático-cientí­fico que tem como função atender as necessidades dos cursos de graduação e pós-graduação que envolvam a produção e criação animal desta IFE. Portanto, dispõe de infra-estrutura básica composta por setores de Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de leite, Nutrição de Cães e Gatos, Caprinocultura, Cunicultura, Ovinocultura, Piscicultura, Suinocultura, Forragicultura e Pastagens, Fábrica de Ração e Laboratório de Nutrição Animal.

O curso de graduação em Zootecnia da UFLA foi autorizado em 05/12/1975, através do parecer 4878/75 do Conselho Federal de Educação e reconhecido pela Portaria Ministerial nº 62 de 15/01/80 e, nestes 34 anos foi responsável pela formação de aproximadamente 700 discentes, altamente qualificados. Atualmente o tempo necessário para sua formação é de no mí­nimo 8 semestres letivos, com carga horária total de 4.131 horas/aula, para o cumprimento de disciplinas obrigatórias e eletivas, estágio supervisionado ou projeto orientado e de outras atividades acadêmicas.

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (PPGZ) teve o Mestrado iniciado em 1976 e o Doutorado em 1995. Desde a sua criação até o ano de 2017, foram titulados 570 Mestres e 212 Doutores, de diferentes regiões do Brasil, da América do Sul, América Central e da África. Em 2016 o PPGZ celebrou 40 anos de existência e comemorou a defesa da ducentésima Tese de Doutorado. O PPGZ/UFLA possui atualmente Conceito 6 na CAPES (Nível de Excelência) e possui docentes especializados em várias linhas de pesquisa: Avaliação, produção e conservação de forragens; Avaliação de aditivos para animais; Melhoramento, nutrição e reprodução em peixes de água doce; Determinação de exigências nutricionais e avaliação de alimentos; Fatores de produção que influenciam a qualidade da carne; Aspectos nutricionais, fisiológicos e metabólicos na produção e reprodução animal e; Biologia molecular aplicada à nutrição e ao melhoramento genético animal.

Contato

Telefone: (35) 3829-1231
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse o site do DZO (abre em nova janela)