Simpósio

III Simpósio de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Pública (SIEGEP) é realizado na UFLA

Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 12 e 13/6, foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o III Simpósio de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Pública (III Siegep). O evento foi promovido pelo Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (NIESP) do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA). O simpósio contou com a participação de cerca de 90 pessoas e teve como principal objetivo difundir o conhecimento nas áreas de inovação, empreendedorismo e gestão. O Siegep é um evento que vem se consolidando no calendário de atividades anuais da Universidade, atraindo gestores públicos e pesquisadores de diversas regiões.

Na quinta-feira (13/6), foi realizada uma mesa redonda sobre "Políticas Públicas de Inovação: Práticas Inovadoras" e também o lançamento do livro digital do programa Escolas Transformadoras: “Criatividade: Mudar a educação, transformar o mundo”. O debate contou com a presença da secretária municipal de Educação de Varginha, Rosana Aparecida Carvalho, da fundadora da Rede pela Paz, Sandra Mara Vicente - que conferiu à Escola Municipal Anne Frank, em Belo Horizonte, o título de "Escola Transformadora" -, e da fundadora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) em Campo Limpo (SP), Eda Luiz, entidade também agraciada com o título de "Escola Transformadora".

De acordo com a secretária de Educação de Varginha, “participar deste simpósio é ter a oportunidade de pensar 'fora da caixa'. As pessoas sempre têm uma ideia de que, no setor público, não tem jeito de fazer nada, porque ele é muito engessado. Mas é preciso conhecer a legislação, para então podermos inovar”.

Além da palavra inovação, Rosana também explica que é preciso empreender para obter práticas exitosas e ter uma educação de qualidade.

A professora Daniela Meirelles Andrade, do Departamento de Administração e Economia(DAE/UFLA) destaca que o tema central do Siegep deste ano foi  ações e práticas empreendedoras com foco nas políticas públicas de educação. “Nosso foco este ano foi também para os estudantes de Pedagogia e Letras da Universidade, já que o tema girou em torno das políticas públicas de educação”.

A estudante do 4º período de Administração Pública, Bárbara Leite de Gouveia, elogiou o III Siegep e destacou o comprometimento e organização do Niesp. "Quanto à palestra, foi muito gratificante ouvir as gestoras da área de educação e quanto elas fazem a diferença nas escolas e nos centros educacionais aos quais elas pertencem.”

Além das palestras, os participantes também tiveram a oportunidade de submeter artigos e apresentar resumos, trazendo novas experiências aos participantes.

Para a organizadora do evento e estudante do 4º período de Administração Gabrielly Fernandes Ribeiro, “trazer para dentro da universidade assuntos sobre empreendedorismo e setor público, bem como educação, mesclando esses fatos é uma coisa nova que não vemos muito”. Ela destaca também a importância do crescimento individual, do grupo como um todo e da experiência de organizar e participar do evento.

Texto e fotos:  Melissa Pereira, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig

Assunto(s): SIEGEP , UFLA , DAE , III SIEGEP