Ir direto para menu de acessibilidade.
THE WUR

UFLA está entre as melhores universidades brasileiras pelo THE World University Rankings 2022

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 03 Setembro 2021 18:10 | Última Atualização: Sexta, 19 Novembro 2021 08:14 | Acessos: 1643
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está na 18ª posição entre as universidades brasileiras pelo THE World University Rankings 2022, que corresponde aos dados do ano letivo de 2019. Há 40 universidades brasileiras classificadas na posição 1201+. Dessas, oito são mineiras.

Mesmo com a entrada de novas universidades no Ranking, a UFLA tem mantido os seus indicadores ou alcançado melhora em relação aos seus pares. “Com o resultado deste ranking, que envolve instituições de ensino de mais de 90 países, temos a oportunidade de ter uma visão macro a respeito da contribuição da UFLA no cenário mundial”, comenta a coordenadora acadêmica da Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA), professora Cristiane Alves Pereira. 

O principal destaque da UFLA no THE WUR 2022 está relacionado ao financiamento de pesquisa proveniente da indústria (Industry Income), o “que mostra a interação entre a UFLA e o setor produtivo em busca de inovação”, salienta o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior. Das 1662 universidades ranqueadas em todo o mundo, a UFLA alcançou a 332ª posição. “O resultado positivo na métrica Industry Income nos mostra a importância da UFLA na transferência de conhecimento e tecnologia para a comunidade, já que temos observado que os rankings internacionais valorizam muito o atendimento às necessidades da comunidade em que estamos inseridos. O resultado do ranking nos mostra também que toda a UFLA deve reforçar as ações no sentido de fomentar a colaboração com instituições de ensino mundiais” destaca Cristiane.THE

Nota-se ainda melhora pelo quarto ano consecutivo do indicador Ensino (Teaching) que considera a relação entre número de professores e estudantes na instituição. O indicador Pesquisa esteve na média mundial, enquanto os indicadores Ensino e Financiamento da Indústria estiveram acima da média mundial. “Com muita satisfação que a gente recebe a classificação da UFLA neste ranking, com as melhorias que estamos tendo a cada ano, principalmente na questão do Ensino. Com relação à Pesquisa a tendência será subir nos próximos anos, uma vez que desde 2016 tem sido feito um grande investimento em publicações em revistas de alto impacto, então, as melhorias das publicações vão refletir em mais citações”, ressalta o reitor.

Também houve melhora de 1,6 pontos nos indicadores Visibilidade Internacional (International Outlook) e Citações (Citations) – ambos relacionados à pesquisa desenvolvida na UFLA e às colaborações internacionais. “Esse conjunto todo só é possível com o esforço incansável de cada servidor desta Instituição e dos estudantes. Todos em prol de um objetivo comum, que é o retorno à sociedade”, conclui o reitor.