Ir direto para menu de acessibilidade.
ESPORTE

Cria Lavras é premiado pelo Governo de Minas como Projeto Transformador

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 18 Dezembro 2018 14:28 | Última Atualização: Terça, 18 Dezembro 2018 16:02 | Acessos: 2559
Gentileza solicitar descrição da imagem

O projeto Cria Lavras (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo) foi condecorado na última quinta-feira (13/12) com o Prêmio do Esporte Mineiro, na categoria "Projeto Transformador." A solenidade de reconhecimento ocorreu em Belo Horizonte, onde o professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (DEF/UFLA) Fernando Oliveira, coordenador da iniciativa, recebeu a honraria. O prêmio é concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).

O objetivo do Prêmio, promovido anualmente há cerca de dez anos, é reconhecer atletas de destaque e nomes de relevância no esporte em Minas. Foram outorgadas 50 medalhas em 2018, atribuídas a atletas, técnicos, empresas, instituições e outras categorias que contribuem para a promoção da prática esportiva no Estado. A condecoração do Cria Lavras na categoria "Projeto Transformador" é um reconhecimento pelo trabalho social que integra as linhas ação do trabalho. Em 2017 o Cria Lavras tambem foi homenageado pelo Prêmio do Esporte Mineiro

O professor Fernando diz que a homenagem recebida sedimenta e consolida uma ideia e um propósito definidos há anos atrás para o projeto, em conjunto com a Reitoria da UFLA. À época, com o professor Nazareno e o professor Scolforo, pactuamos que seria um projeto 

cria 2

diferente, com objetivos educacionais, que inclusive estariam à frente dos esportivos. Conseguimos alcançar todas as metas - tanto na esfera esportiva como social. Hoje somos reconhecidos por isso e temos o desafio de ampliar o Cria, alcançando todo o Estado. É hora de pensar em um Cria Minas, envolvendo outras instituições", avalia.

Desenvolvido na UFLA desde 2007, em parceria com a prefeitura de Lavras, o projeto de extensão desperta em crianças e jovens não só o interesse pelo esporte, como promove o interesse pelo ensino superior e colabora para estimular virtudes úteis durante a vida toda, como a capacidade para o trabalho de equipe, a determinação, a disciplina e o compromisso com o rendimento escolar.

Os treinos são realizados na Pista de Atletismo de Alto Rendimento ou no Ginásio Poliesportivo da UFLA, durante seis dias da semana. Atualmente mais de cem participantes estão no Projeto, divididos em quatro grupos, definidos inicialmente por faixa etária. À medida que o atleta avança em seu rendimento e se supera, pode migrar para grupos mais avançados, independentemente da idade. Além do atletismo, para os mais jovens há também atividades de judô, taekwondo e dança. Campeonatos, jogos, muitas conquistas pelo país, e até em mundiais, fazem parte da agenda dos jovens atletas.

O projeto conta com a participação e engajamento de estudantes de graduação em Educação Física da UFLA, e com a parceria da Prefeitura, que cede transporte para treinos e viagens relacionados a campeonatos. Além das atividades no câmpus, o projeto amplia sua abrangência com a ida da equipe do projeto a escolas da cidade para o desenvolvimento das práticas, assim como a escolas de municípios da região. Considerando essas ações nas escolas, o público alcançado chega a cerca de 2 mil alunos.

Os interessados em participar do projeto (a partir de 7 anos de idade) podem procurar a secretaria do DEF, de segunda à sexta-feira. Outras informações podem ser solicitadas telefone (35) 3829-1293.  O professor Oliveira explica que não é preciso ter talento especial para participar do projeto. “No atletismo, cabem todos”, contando que é sempre possível encaixar o participante em alguma das modalidades.

Jenifer Nicole: trajetória esportiva reconhecidajenifer nicole salto em altura

 A atleta Jenifer Nicolet, que integrou o Cria Lavras. também recebeu a medalha do Prêmio Esporte Mineiro, na categoria "Trajetória Esportiva". Foi o reconhecimento a um percurso de destaque. "Desde os 14 anos ela compete em alto nível - esteve no pódio em todas as competições de que participou, no Brasil e no exterior", conta o professor e treinador Fernando. Jenifer começou essa trajetória nos Jogos Escolares de Minas Gerais, uma iniciativa da Seesp, e há dois meses chegou a medalhista nos Jogos Universitários.

Jenifer diz que foi muito gratificante a homenagem: "Todo o esforço e o trabalho desse tempo está sendo reconhecido. Isso acaba motivando a gente ainda mais. Mesmo que hoje eu esteja representando outro clube, me sinto orgulhosa dessa interação com Cria. E sei que o reconhecimento que eu recebo motiva também as crianças do projeto".

Consulte a lista de homenageados no site da Seesp.

Fotos: Divulgação Cria Lavras

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.