Simpósio

Simpósio de Microbiologia Agrícola reuniu, na UFLA, participantes de 21 universidades brasileiras

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 29 Agosto 2019 13:43 | Última Atualização: Quinta, 29 Agosto 2019 13:43 | Acessos: 675
Equipe organizadora do Simpósio
Equipe organizadora do Simpósio de Microbiologia Agrícola

Entre os dias 26 e 28/8, foi realizado o Simpósio Internacional em Microbiologia Agrícola 2019 (SIMA 2019) na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMA/ UFLA), contou com a participação de 160 inscritos de 21 universidades brasileiras. Durante os três dias do simpósio, que reuniu profissionais, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, os participantes discutiram sobre diferentes temas relacionados à microbiologia agrícola.

A presidente da comissão organizadora do simpósio, professora Cristina Ferreira Silva Batista, destaca que os palestrantes convidados são pesquisadores de renome que já trabalham há muito tempo com determinados temas. “A presença deles no evento é motivadora, pois os demais participantes podem interagir com esses pesquisadores e abrir novas perspectivas no campo, de estágio, novos cursos de pós-graduação que queiram fazer, além de ter a oportunidade de construir uma rede de contatos, visando o futuro profissional”, afirma.

Cristina acrescenta que “o simpósio tem ganhado credibilidade. É a primeira vez que o evento ocorre com status internacional; já foi realizado outras duas vezes como nacional e outras vezes como palestra. Observamos que ele tomou uma proporção muito grande; nos minicursos oferecidos, houve procura de muitas pessoas, mostrando que cada tema é importante no cenário nacional da pesquisa”.

Nesta edição, pesquisadores nacionais e internacionais discutiram temas atuais da microbiologia relacionados à agropecuária, à agroindústria, ao meio ambiente e à educação. Também foram ofertados minicursos que permitiram aos participantes o aprofundamento e a atualização de conhecimento.

Texto: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig