SUSTENTABILIDADE

Plano Ambiental da UFLA figura na relação de práticas validadas pelo 1º Prêmio ODS Brasil

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 09 Janeiro 2019 07:22 | Última Atualização: Quarta, 09 Janeiro 2019 07:29 | Acessos: 176

A Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov) e a Secretaria Nacional de Articulação Social (Snas) publicaram em dezembro de 2018 o relatório da primeira edição do Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio ODS Brasil). O Plano Ambiental e Estruturante da Universidade Federal de Lavras (UFLA) figura na relação das 39 iniciativas validadas pelo Prêmio.

O prêmio ODS faz parte das ações da Agenda 2030, um documento construído a partir da Conferência Rio + 20 e que define estratégias mundiais para um período de 15 anos (2015-2030) no que diz respeito a temas de cunho social, econômico, ambiental e institucional. É um compromisso de 192 Estados membros das Organização das Nações Unidas (ONU) e fornece um norte para políticas públicas e ações de planejamento e gestão voltadas ao avanço da sociedade. Nessa perspectiva, o Prêmio tem o objetivo de reconhecer práticas que contribuem para a mobilização dos diversos setores da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável.

Na primeira edição, aberta às experiências de governos, organizações com e sem fins lucrativos, além de instituições de ensino, pesquisa e extensão, 1038 práticas foram inscritas. Para a etapa seguinte, foram validadas 729, por terem cumprido as formalidades do regulamento. Apenas 39 tornaram-se finalistas. As práticas da UFLA com o plano ambiental entraram nessa lista seleta, e aparecem na página 73 do relatório.

A menção, no documento, ao trabalho da UFLA com as estações de tratamento de água e esgoto, ao tratamento de resíduos químicos, ao manejo de energia e à proteção de matas ciliares, bem como a economia de recursos públicos gerada por essas iniciativas, auxilia para que essas experiências sejam compartilhadas e estejam à disposição de outros órgãos públicos que queiram buscar na UFLA inspiração e informações para seguir caminho semelhante.

premio ods2

O 1ª edição do Prêmio ODS foi realizada pela Segov e pela Senas, com o apoio da subchefia de Assuntos Federativos (SAF). Houve também a parceria do instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério da Saúde e dos apoios da Comissão Nacional para os ODS e de uma rede de instituições e pessoas voluntárias em todos os estados. Pela iniciativa, foram eleitas três práticas premiadas em cada uma das quatro categorias previstas no regulamento. Para ter acesso a todo o material, consulte o Relatório na íntegra.

Saiba mais em www.odsbrasil.gov.br.