TOP 10

UFLA ocupa 6º lugar entre universidades da América Latina no ranking Best Global Universities 2019 da área de Ciências Agrárias

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 30 Mai 2019 17:21 | Última Atualização: Quinta, 30 Mai 2019 18:25 | Acessos: 1698

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocupa a 6ª posição, entre as instituições da América Latina, na área de Ciências Agrárias do Ranking Best Global Universities 2019, divulgado pela U.S. News & World Report, autoridade global na área de educação. Na classificação mundial de Ciências Agrárias, a UFLA aparece na 99ª posição, entre 200 instituições.

Esta é a primeira vez que o ranking apresenta resultados segmentados por área. A classificação baseia-se em uma metodologia específica, que agrupa as universidades em 22 áreas temáticas, definidas a partir de indicadores de conteúdo e em citações da Web of Science. A avaliação foca no desempenho da instituição em termos de pesquisa acadêmica.

“Desde o estudo pioneiro do professor Alfredo Scheid Lopes, que demonstrou, na década de 1970, ser possível e necessário o estabelecimento de estratégias para tornar fértil e produtivo o solo do cerrado, pesquisas realizadas na UFLA foram decisivas para tornar o Brasil um dos líderes mundiais em agronegócio”, afirma o reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo.

Na classificação, foram realizadas várias medidas bibliométricas, incluindo publicações e citações, bem como indicadores de reputação global e regional. As publicações consideradas foram limitadas ao período de 2012 a 2016. No entanto, as citações desses artigos são de todas as publicações, incluindo dados até 2 de junho de 2018.

As instituições foram avaliadas, em cada área temática, a partir de 13 indicadores. Foram considerados os seguintes fatores: reputação de pesquisa global; reputação de pesquisa regional; publicações; livros; conferências; impacto de citação normalizada; total de citações; número de publicações que estão entre os 10% mais citados; porcentagem do total de publicações que estão entre os 10 por cento mais citados; número de artigos altamente citados que estão entre os 1% mais citados em seus respectivos campos; porcentagem do total de publicações que estão entre os 1% mais bem citados; colaboração internacional; porcentagem do total de publicações com colaboração internacional.

Além da segmentação por área temática, o ranking fornece, há cinco edições, uma classificação global de todas as instituições, bem como resultados por região e por país. A avaliação global abrange 1.250 instituições de ensino superior de 75 países.

Confira o ranking Best Global Universities 2019 da área de Ciências Agrárias.