Ir direto para menu de acessibilidade.
TOP 10

UFLA ocupa 6º lugar entre universidades da América Latina no ranking Best Global Universities 2019 da área de Ciências Agrárias

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 30 Mai 2019 17:21 | Última Atualização: Quinta, 30 Mai 2019 18:25 | Acessos: 1698
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocupa a 6ª posição, entre as instituições da América Latina, na área de Ciências Agrárias do Ranking Best Global Universities 2019, divulgado pela U.S. News & World Report, autoridade global na área de educação. Na classificação mundial de Ciências Agrárias, a UFLA aparece na 99ª posição, entre 200 instituições.

Esta é a primeira vez que o ranking apresenta resultados segmentados por área. A classificação baseia-se em uma metodologia específica, que agrupa as universidades em 22 áreas temáticas, definidas a partir de indicadores de conteúdo e em citações da Web of Science. A avaliação foca no desempenho da instituição em termos de pesquisa acadêmica.

“Desde o estudo pioneiro do professor Alfredo Scheid Lopes, que demonstrou, na década de 1970, ser possível e necessário o estabelecimento de estratégias para tornar fértil e produtivo o solo do cerrado, pesquisas realizadas na UFLA foram decisivas para tornar o Brasil um dos líderes mundiais em agronegócio”, afirma o reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo.

Na classificação, foram realizadas várias medidas bibliométricas, incluindo publicações e citações, bem como indicadores de reputação global e regional. As publicações consideradas foram limitadas ao período de 2012 a 2016. No entanto, as citações desses artigos são de todas as publicações, incluindo dados até 2 de junho de 2018.

As instituições foram avaliadas, em cada área temática, a partir de 13 indicadores. Foram considerados os seguintes fatores: reputação de pesquisa global; reputação de pesquisa regional; publicações; livros; conferências; impacto de citação normalizada; total de citações; número de publicações que estão entre os 10% mais citados; porcentagem do total de publicações que estão entre os 10 por cento mais citados; número de artigos altamente citados que estão entre os 1% mais citados em seus respectivos campos; porcentagem do total de publicações que estão entre os 1% mais bem citados; colaboração internacional; porcentagem do total de publicações com colaboração internacional.

Além da segmentação por área temática, o ranking fornece, há cinco edições, uma classificação global de todas as instituições, bem como resultados por região e por país. A avaliação global abrange 1.250 instituições de ensino superior de 75 países.

Confira o ranking Best Global Universities 2019 da área de Ciências Agrárias.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.