comércio justo

UFLA participa do Primeiro Encontro de Universidades Latino-americanas pelo Comércio Justo

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 03 Dezembro 2019 12:13 | Última Atualização: Terça, 03 Dezembro 2019 12:23 | Acessos: 381

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) esteve representada no Primeiro Encontro de Universidades Latino-americanas pelo Comércio Justo, realizado na Universidade Autônoma de Chapingo, no México, nos dias 26, 27 e 28 de novembro.  O encontro teve como foco avaliar o andamento da campanha e propor um plano de trabalho que beneficie os produtores e as suas comunidades.

Participaram do evento 15 universidades da América Latina. Pela UFLA esteve presente o professor Paulo Henrique Leme, do Departamento de Administração e Economia (DAE), com o objetivo de conhecer iniciativas de promoção do comércio justo, trocar experiências, e apresentar o que a UFLA tem executado no seu programa de comércio justo.

Na UFLA, além do professor Paulo Henrique, estão envolvidas nesse projeto a professora Elisa Guimarães (DAE/UFLA) e Emanuelle Aparecida Costa, coordenadora da CafEsal, a qual já vem utilizando cafés de comércio justo. O professor Paulo Henrique explica que o comércio justo busca maior transparência e equidade nas transações comerciais entre produtores e compradores. “Esse movimento surgiu nos anos 60/70, entre produtores de café da América Central e compradores de café na Holanda, com o objetivo de pagar um preço justo e não um preço de mercado. Então, é baseado na seguinte premissa: pagar um preço mínimo, definido para cada produWhatsApp Image 2019 11 29 at 13.29.22to, e contribuir com um prêmio, para ser investido na associação, cooperativa. A ideia é que os países do Hemisfério Norte paguem um preço justo pelos produtos que são produzidos no Sul, promovendo um desenvolvimento econômico, social e ambiental”, explica o professor.

Paulo Henrique destaca as diversas ações realizadas, neste ano na UFLA, no caminho do reconhecimento do comércio justo do Brasil. “Trabalhamos juntos com o Comitê Diretor do projeto de extensão UFLA pelo Comércio Justo; fizemos a Semana do Comércio Justo na Cafeteria Escola CafEsal; a CafEsal deu suporte às organizações de Comércio Justo na Semana Internacional do Café; ajudamos na organização do 5º Concurso de Qualidade do melhor Café de Comércio Justo do Brasil; fizemos um dia de capacitação e treinamento na UFLA para as organizações de Comércio Justo; participamos do terceiro Encontro do Fairtrade BRfair; e fizemos uma Chamada Especial de artigos na Revista Organizações Rurais e Agroindustriais do DAE, com o tema: Comércio Justo, Consumo Responsável e Economia Solidária”, comenta o professor.

Agora, os próximos passos na UFLA são a assinatura do convênio com a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRfair) e o reconhecimento como universidade pelo Comércio Justo.

Edição especial Revista Organizações Rurais e Agroindustriais (OR&A)

A Revista Organizações Rurais e Agroindustriais (OR&A) UFLA, em parceria com a Coordenadora de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo da América Latina e Caribe (CLAC), e com a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR), lança uma Edição Especial de OR&A (comemoração de 30 anos da revista) com o tema:

"Comércio Justo, Consumo Responsável e Economia Solidária".

Temáticas abordadas:

1. O Comércio Justo e a promoção da sustentabilidade ambiental, social e econômica;
  2. Desafios ao Comércio Justo;
  3. Consumo Responsável e Economia Solidária.

Os trabalhos deverão ser submetidos para avaliação até o dia 5 de fevereiro de 2020. Ao submeter o artigo no sistema, é necessário selecionar a edição especial no campo “seção”.

Maiores informações e link para submissão: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora