Covid-19

Universidades na linha de frente no combate à Covid-19: mais de 800 pesquisas em andamento

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 11 Mai 2020 17:41 | Última Atualização: Segunda, 11 Mai 2020 17:41 | Acessos: 719

Mais de 800 pesquisas estão em andamento nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), quem também já produziram 992.828 litros de álcool em gel, 912 mil litros de álcool líquido, 163 mil protetores faciais, 6 mil aventais e 2 mil capuzes, para serem distribuídos e auxiliar no enfrentamento à Covid-19. Além disso, foram disponibilizados 2.228 leitos normais e 489 leitos em UTIs dos hospitais universitários para o tratamento de pessoas com a doença.

As universidades também têm atuado na testagem do novo coronavírus, alcançando um total de 55 mil testes já realizados. Também já foram promovidas 697 campanhas educativas e 341 ações de solidariedade com a comunidade. São diversos docentes, técnicos e estudantes na linha de frente.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (11/5) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que realizou uma pesquisa com 45 Ifes brasileiras – entre elas a Universidade Federal de Lavras (UFLA), que já conta com pelo menos 20 pesquisas em andamento no enfrentamento ao coronavírus, além da produção e distribuição de álcool em gel e álcool líquido 70%, que tem beneficiado diversas instituições no município.

Além disso, professores e estudantes estão envolvidos na produção de máscaras de acrílico (tipo “face shield”). A meta é chegar, incialmente, a 1.200 unidades. Parte delas já foi entregue aos profissionais de saúde do SUS em atuação no município de Lavras. Também têm sido realizadas doações de alimentos, que já chegaram a aproximadamente 3600 pessoas de Lavras.

A UFLA também está estruturando um hospital de campanha, a ser instalado em local estratégico, em parceria com o município de Lavras. O poder municipal deverá cuidar da parte operacional de atendimento, ficando a Universidade com a organização estrutural e de equipamentos. A previsão é que o local receba casos leves e moderados, em caso de aumento substancial da demanda no sistema de saúde pública do município. Estão sendo planejados 30 leitos de enfermaria e duas salas para atendimento a casos mais graves.

Com relação aos testes, a UFLA já está em fase de compra de equipamentos a estruturação de um laboratório para a realização de testes rápidos e moleculares no diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus. Dessa forma, a Universidade poderá atender à demanda de realização de exames do município de Lavras e dos demais que compõem a Superintendência Regional de Varginha, contribuindo para a agilidade nos diagnósticos.

Sobre as campanhas educativas, já foram realizadas 50 ações educativas da Diretoria de Comunicação da UFLA, sendo 27 vídeos sobre os mais diferentes temas importantes para a prevenção à Covid-19, e 23 posts em redes sociais com material visual informativo. Pelo projeto Minuto da Saúde, foram 7 ações educativas de divulgação.

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da UFLA no enfrentamento ao Coronavírus: https://ufla.br/covid-19-noticias

50 dias em trabalho remoto: confira todas as ações da UFLA nesse período

Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.