SICAR

UFLA e Serviço Florestal Brasileiro discutem parcerias futuras relacionadas ao Sicar

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 16 Julho 2021 14:44 | Última Atualização: Sexta, 16 Julho 2021 15:04 | Acessos: 508

Na quarta-feira (14/7), foi realizada uma reunião remota entre o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Pedro Alves Correa Neto, e representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), para tratar de parcerias futuras. Diante da proximidade do encerramento do Termo de Execução Descentralizada com a UFLA vigente há cinco anos, o dirigente do serviço florestal demonstrou a intenção de estender a parceria com a Universidade para a implementação de novas tecnologias demandadas pelo Código Florestal Brasileiro.

A UFLA protagonizou, com o Serviço Florestal Brasileiro, o desenvolvimento do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), plataforma brasileira de regularização ambiental de imóveis rurais, considerada a maior do mundo. Além de desenvolver o módulo de cadastro das propriedades rurais no Sicar, que conta com cerca de 7 milhões de registros, a Universidade lançou recentemente o AnalisaCar, módulo que permitirá aos órgãos estaduais, municipais ou distritais realizarem a análise dos cadastros para verificar sua integridade e completude, para prosseguir com as demais fases de implantação do Código Florestal. Também está em execução o módulo de regularização ambiental, que irá adequar o imóvel rural a partir do módulo de análise, quando forem verificadas as pendências dos imóveis rurais.

Participaram da reunião o reitor da UFLA, professor João Chysostomo de Resende Júnior, o diretor do Nintec, professor Márcio Lara, o diretor da Fundecc, professor Antônio Carlos Cunha Lacreta, o diretor adjunto da Agência Zetta UFLA, Otávio Campoe, e o coordenador do projeto Sicar, professor Luis Antonio Coimbra Borges.