UFLA dá início às comemorações dos seus 113 anos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 31 Agosto 2021 14:14 | Última Atualização: Domingo, 05 Setembro 2021 21:25 | Acessos: 785
tela da live

A noite dessa segunda-feira (30/8) marcou a abertura das comemorações em razão dos 113 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ainda de forma remota devido às restrições impostas pela pandemia causada pela Covid-19, professores, técnicos, estudantes e toda a comunidade puderam prestigiar a cerimônia transmitida ao vivo através do canal oficial da Universidade no Youtube.

Fundada em 1908, sob o lema do Instituto Presbiteriano Gammon, “Dedicado à Glória de Deus e ao Progresso Humano”, a Escola Agrícola de Lavras, depois Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e, hoje, Universidade Federal de Lavras (UFLA), atravessa décadas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população por meio do ensino gratuito de qualidade, de pesquisas nas mais diversas áreas do saber e da extensão universitária que leva ao público o conhecimento científico que impacta diretamente a vida em comunidade.

A solenidade de abertura  teve início com  um minuto de silêncio em memória das vítimas da Covid-19. O reitor, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, agradeceu pelos ensinamentos e desafios desse último ano, enaltecendo o retorno presencial das atividades no câmpus. “Agradeço a cada um de vocês que fazem parte dessa história, estamos em um momento de retomada do trabalho e do ensino presencial de maneira gradual e responsável, entendendo que as relações de ensino- aprendizagem não podem prescindir da presença física, especialmente nas atividades que demandam habilidades específicas em aulas práticas. Entretanto, a pandemia nos trouxe a quebra de paradigmas com a possibilidade da utilização das tecnologias de informação e comunicação para praticar o ensino mais moderno, mais atrativo e com mais qualidade”, disse.

O vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Junior, lembrou que a ciência é a base para a reconstrução de uma sociedade e destacou as contribuições da Universidade durante a pandemia. “A UFLA continua sua missão de produzir e disseminar conhecimento, atuando de forma efetiva no combate à pandemia, com a realização de várias pesquisas na área, testes de Covid atendendo Lavras e municípios vizinhos, atendimentos psicológicos, com a produção de cestas verdes disponibilizadas para o banco de alimentos municipal, entre várias outras ações que contribuíram para amenizar, ao menos em parte, o sofrimento das pessoas  neste período tão difícil”, comentou.

A abertura também contou com a participação da Orquestra de Cordas da UFLA, juntamente com as solistas convidadas Mariana Ciríaco e Alessandra Zanchetta. Um vídeo comemorativo produzido pela Coordenadoria de Comunicação com depoimentos de autoridades e pessoas que fazem parte da instituição foi exibido durante a solenidade.

Em uma ação de graças, representantes religiosos falaram dos momentos difíceis enfrentados devido ao distanciamento social, das perdas e as lições que a pandemia trouxe, e enalteceram a fé que a UFLA carrega em sua criação para lembrar que dias melhores hão de vir. Participaram das reflexões o representante  da Primeira Igreja Batista de Lavras, pastor Erlandi de Souza; da Igreja Presbiteriana do Brasil, pastor Marcelo José Noronha Xavier; da comunidade Espírita Noely Alves Lopes; e da comunidade católica, o padre Aurelio Pereira.

Em um momento  marcado pela emoção,  foi feita uma homenagem ao professor emérito da ESAL e ex-Ministro de Estado da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli, indicado pelo The Norwegian Nobel Committee ao prêmio Nobel da Paz 2021. Em seu pronunciamento, Paolinelli agradeceu a homenagem e lembrou de sua trajetória na UFLA.“Foi nos bancos da nossa ESAL que sonhei os sonhos mais intensos para minha vida profissional e tenho hoje a certeza de que se não fosse a fé, o conceito cívico e moral que aí recebi, eles nunca teriam sido realizados”, disse em seu pronunciamento.

Durante toda a semana, as comemorações pelos 113 anos da UFLA continuam com eventos virtuais que visam a aproximar a comunidade interna e externa.

Acesse a programação completa.