Projeto Além do Horizonte

UFLA recebe homenagem da Receita Federal por parceria na destinação sustentável de mercadorias apreendidas

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 10 Dezembro 2021 11:07 | Última Atualização: Sexta, 10 Dezembro 2021 12:30 | Acessos: 651

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu homenagem da Delegacia da Receita Federal no Sul de Minas, em cerimônia realizada em Varginha na quinta-feira (09/12). A honraria faz referência aos trabalhos realizados por meio de parceria entre as duas instituições visando dar destinação sustentável a mercadorias apreendidas. A placa de homenagem foi recebida pelo superintendente de Governança da UFLA, Adriano Higino Freire, representando toda a equipe da Universidade.

Durante o evento, o superintendente da Receita Federal do Brasil da 6ª Região Fiscal, Mário Dehon Santiago, agradeceu à UFLA e demais instituições parceiras homenageadas. “Nada do que poderíamos fazer chegaria a esse nível de excelência, nesse nível de aproximação e transformação da sociedade, se não fosse junto com vocês. Esse é um trabalho que tem feito a diferença para Minas Gerais. Muito obrigado! Tenho certeza que nosso trabalho em conjunto é muito maior do que a parcela de cada um isoladamente”, ressaltou.

O delegado da Receita Federal em Varginha/MG, auditor-fical Michel Lopes Teodoro, reforçou que a parceira para destinação sustentável de produtos apreendidos, junto à UFLA e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), tem mudado o serviço ofertado à sociedade. “Produtos que antes eram destruídos, hoje são transformados em itens que podem ser devolvidos à sociedade graças a esses parceiros. É uma parceria ganha-ganha”, reforçou o delegado.

Em nome da UFLA, o superintendente de Governança Adriano Higino Freire falou sobre a importância das ações. “Essa parceria é um dos maiores exemplos de boa governança, pois se trata de uma prestação de serviço onde se otimiza recursos públicos com sustentabilidade. Agradecemos essa oportunidade, uma maneira a mais de cumprirmos nosso papel de nos aproximarmos e trazermos resultados à sociedade, e ainda contribuir para o desenvolvimento social e ambiental.”

Destinação sustentável de produtos apreendidos

A parceria entre UFLA e Receita Federal envolve duas iniciativas dentro do projeto “Além do Horizonte”. A primeira trata da descaracterização de cigarros apreendidos e a destinação sustentável dos seus compostos. Para este, equipes dos cursos de Engenharia Mecânica,  Engenharia Ambiental e Engenharia de Materiais da UFLA construíram um equipamento inédito, capaz de destruir 1.161 maços de cigarro por hora. Até o momento já foram descaracterizados 47.750 maços de cigarro.

O tabaco é misturado a outros componentes de processo de compostagem, que resulta em um composto orgânico útil à adubação das áreas de cultivo da UFLA. Cerca de 40 toneladas de adubo oriundos da compostagem com tabaco já foram utilizados na preparação da terra para plantio de milho e soja destinados à alimentação animal nas fazendas da UFLA, reduzindo custos para a administração pública. Além disso, estudos científicos para o aproveitamento de filtros, utilizando-os em compostos para fazer telhas e blocos, por exemplo, estão sendo desenvolvidos. Já os plásticos das embalagens são enviados para a coleta seletiva para reaproveitamento.

Outra iniciativa é focada na descaracterização de aparelhos de TV BOX, conhecidas popularmente como “gato-net”. A atuação da UFLA envolve a transformação das unidades apreendidas em microcomputadores, que serão destinados a escolas públicas da região. Cerca de 700 equipamentos já passaram pela transformação. A expectativa é que os microcomputadores sejam entregues à Receita Federal na próxima semana.

Pró-reitor de Infraestrutura e Logística da UFLA também recebeu menção honrosa em Belo Horizonte

À frente, há quase dois anos, das tratativas entre UFLA e Receita Federal relacionadas às iniciativas de descaraterização de produtos apreendidos e destinação sustentável desse material, o pró-reitor de Infraestrutura e Logística, professor Sandro Pereira da Silva, recebeu menção honrosa  da Superintendência da Receita Federal em Belo Horizonte durante solenidade promovida no dia 3/12. Ele foi um dos quatro contemplados com a menção honrosa do prêmio “Fiz de Propósito”, que além de reconhecer os esforços de servidores da 6ª Região Fiscal da Receita que contribuíram com inovação e engajamento, passou a incluir também honrarias a atores da sociedade que foram parceiros e contribuíram de alguma forma para o aperfeiçoamento do sistema tributário.

Saiba mais sobre os projetos com a Receita Federal

Por ações de parceria entre Universidade e Receita Federal, pró-reitor da UFLA é homenageado em Belo Horizonte

Novo projeto da UFLA em parceria com a Receita Federal prevê a descaracterização de TV Box apreeendidas

Equipamento desenvolvido pela UFLA para a destinação sustentável de cigarros apreendidos é apresentado à Receita Federal