Parceria

Receita Federal destina dois semirreboques para UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 21 Fevereiro 2022 11:36 | Última Atualização: Segunda, 21 Fevereiro 2022 11:43 | Acessos: 481
semirreboque doado a UFLA
Semirreboque doado à UFLA. Foto: Divulgação Receita Federal

A Receita Federal destina, nesta segunda-feira (21/2), dois semirreboques para a Universidade Federal de Lavras (UFLA). A entrega será feita no depósito de mercadorias apreendidas da Receita Federal de Poços de Caldas. Os dois semirreboques estão avaliados em R$ 95 mil. Eles foram apreendidos com 460 mil maços de cigarros de origem estrangeira. Além de terem sido importados de forma irregular, os cigarros são de importação e comercialização proibida no País, por não atenderem às exigências da legislação brasileira.

Estarão presentes na solenidade de entrega: o delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro; o chefe da agência da Receita Federal em Poços de Caldas analista tributário Edgar Mollo Filho; o Pró-Reitor de Infraestrutura e Logística da UFLA, professor João Cândido de Souza e o diretor de transportes e conservação do câmpus da UFLA, Adeilson Carvalho. "Dentre as atribuições da Receita Federal está a defesa do consumidor, a proteção da indústria nacional e a defesa da saúde pública. Ao apreender uma carga como esta, estamos defendendo a economia e a saúde dos brasileiros de práticas ilegais de comércio, que atentam contra o bem comum. A destinação desses semirreboques para Universidade Federal de Lavras é importante, pois ele estará sendo utilizado em benefício da sociedade", afirma o delegado da Receita Federal em Varginha, Michel Lopes Teodoro.

A Receita Federal também destinará para a UFLA outros veículos: um ônibus e um caminhão que se encontram em Foz do Iguaçu (PR); e uma caminhonete que está em Campo Grande (MS). Eles serão levados para o Depósito de Poços de Caldas na próxima semana.

Parceria

A UFLA e a Receita Federal são parceiras em diversos projetos que visam beneficiar a sociedade. Em dezembro, a UFLA transformou 457 aparelhos receptores de Tv Pirata (Tvbox), destinados pela Receita Federal, em minicomputadores que foram doados a escolas públicas no Sul de Minas.

Já a transformação de tabaco em adubo é outra parceria de sucesso entre as instituições que dá destinação sustentável a este componente do cigarro. Foram transformadas 33 toneladas de tabaco em adubo orgânico, que está sendo utilizado em estudos e também nas áreas de cultivo da própria Universidade. Além dessas iniciativas, a UFLA desenvolveu uma máquina para realizar a separação dos componentes do cigarro permitindo assim o seu reaproveitamento. Os papéis e as embalagens vão para a reciclagem e os filtros são reaproveitados em materiais de construção civil.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos DRF/Varginha