Políticas Públicas

Governo disponibiliza ferramentas que auxiliam no monitoramento das políticas públicas sobre a população negra e os Povos e Comunidades Tradicionais

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 03 Março 2022 11:34 | Última Atualização: Quinta, 03 Março 2022 11:34 | Acessos: 245

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), em parceira com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolveu o Sistema de Monitoramento de Políticas Étnico-Raciais (Simope) que apresenta a evolução histórica de indicadores como presença territorial, escolaridade, renda média, infraestrutura, acesso a programas sociais e a políticas afirmativas, descentralização federativa e execução de projetos das comunidades quilombolas, povos indígenas, povos ciganos, comunidades de matriz africana e povos de terreiro, os pescadores artesanais, os ribeirinhos e os extrativistas.

Nele há também um módulo inteiramente voltado à política de cotas para estudantes no âmbito das instituições federais de educação superior, que disponibiliza informações relativas ao ingresso, à desistência e à conclusão do ensino superior pelos estudantes que ingressaram nas Universidades e nos Institutos Federais por meio da Lei nº 12.711/2012.

Foi disponibilizado também pelo SNPIR o Painel da População Negra com o objetivo de apresentar dados e informações para análise e monitoramento das políticas transversais nas áreas de demografia, educação, assistência social, trabalho e renda, e saúde.