inovação

Em parceria com a UFLA, Receita Federal entrega mais de três mil minicomputadores para prefeituras do sul de Minas

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 18 Mai 2022 12:43 | Última Atualização: Sexta, 20 Mai 2022 14:56 | Acessos: 336
Foto: Receita Federal/ divulgação

A Receita Federal, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e outras instituições de ensino, realizou a entrega de 3.325 minicomputadores para prefeituras do sul de Minas, nesta terça-feira (17/5).

Os equipamentos, originalmente aparelhos de TV Box irregulares apreendidos pela Receita Federal, foram transformados em minicomputadores. A ação faz parte do projeto Além do Horizonte, uma parceria inovadora da UFLA com a Receita Federal, juntamente com outras instituições de ensino.

A UFLA esteve representada pela pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães Rocha. A pró-reitora enfatizou a importância do projeto em diversas vertentes: ciência e inovação, por descaracterizar um produto de pirataria e transformá-lo em algo que traz benefícios para a educação e outros; agregação de valor público, visto que a Receita Federal deixa de gastar com a destruição dos equipamentos para a reutilização desses nas escolas públicas ou outros usos pelas prefeituras; e ainda a conservação do meio ambiente, por contribuir com a diminuição do lixo eletrônico, um problema mundial. IMG 1442 2

“A UFLA se orgulha de participar desse projeto desde o início. Além de ajudar na ampliação da parceria com outras instituições federais de ensino superior, inclusive com treinamento de pessoal para instituições parceiras. Em janeiro, uma equipe da UFLA ministrou treinamento para que 14 outras instituições pudessem colaborar nesse processo. Isso vem aumentando a capacidade de atendimento do projeto. É fundamental essa parceria, que têm como objetivo comum o bem-público. Esse projeto é um exemplo do por que as instituições de ensino não devem ser tratadas como gastos públicos, mas sim como investimento”, enfatizou a pró-reitora na solenidade.

WhatsApp Image 2022 05 18 at 09.17.48Mais de 40 prefeituras foram beneficiadas, sendo elas: Aiuruoca, Alterosa, Andradas, Arceburgo, Baependi, Boa Esperança, Bom Jesus da Penha, Bueno Brandão, Campo Belo, Campo do Meio, Capetinga, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição Aparecida, Delfim Moreira, Delfinópolis, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Itaú de Minas, Jacuí, Machado, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Monte Sião, Muzambinho, Nova Resende, Passa Quatro, Pimenta, Pouso Alegre, Pratápolis, Ribeirão Vermelho, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Sebastião do Rio Verde, São Tomás de Aquino, Silvianópolis, Três Corações, e Três Pontas.