Análise de Solo

Pesquisadores da UFLA testam incertezas de diferentes técnicas de avaliação da erosão hídrica do solo

Escrito por Pollyana Reis Dias | Publicado: Terça, 16 Março 2021 09:55 | Última Atualização: Sexta, 30 Abril 2021 15:57 | Acessos: 265

A erosão é o principal processo de degradação dos solos e seus efeitos podem ser mensurados por diferentes técnicas de coleta de dados e de modelagem. Mas, no momento de avaliar a erosão do solo, o modelo de análise adotado é suficiente? A partir desse questionamento, o professor Marx Leandro Naves Silva e o pesquisador Pedro Velloso Gomes Batista, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), investigaram várias metodologias utilizadas para quantificar e estimar a erosão hídrica do solo. Recentemente, o estudo foi publicado em uma das principais revistas científicas de geociência do mundo, a Earth-Science Reviews. A pesquisa também rendeu o primeiro lugar no Prêmio Professor Alysson Paulinelli da Universidade, no ano passado.

Leia mais no Portal da Ciência.