A assistência estudantil como possibilidade de enfrentamento da reprodução das desigualdades raciais e de classe na universidade

Equipe responsável: Paula Alvarenga, Letícia Ferreira, Helga de Almeida, Vera Kalsing, Aloísio de Lima Júnior, Julia Felício, Flávia Alves, Ana Luiza Botan, Heliege Aparecida Silva e Cristiane de Souza.

Resumo: Considerando a mudança no perfil dos estudantes universitários, após o advento do sistema de cotas, que contribuiu de forma elementar para o acesso da chamada "ralé" nas universidades, vemos como necessária a incorporação de estratégias que possibilitem a sua permanência. Assim, buscaremos nesta oficina refletir sobre como o sistema de ensino reproduz a cultura dominante, fazendo com que a superação das desigualdades raciais e sociais se tornem mais distantes. E é por meio da análise das trajetórias de vida dos estudantes cotistas e usuários da assistência estudantil de uma universidade,  que tentaremos demonstrar como o sistema de ensino tem corroborado para a vivência de dificuldades no âmbito universitário e como a assistência estudantil pode ser um dos pilares de enfrentamento desse contexto desigual.

Carga horária: 2 horas

Número de vagas: 30

Entidade(s) proponente(s): Mura - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e raça - DCH.

Materiais Necessários para a participação: computador com internet

Acesse o link para inscrição