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Atendimento clínico a pequenos animais e animais silvestres e exóticos - CPA

Publicado: Terça, 19 Janeiro 2021 14:08

O que é?:

Comunidade de Lavras e região adjacente encaminhando os animais (cães, gatos, animais silvestres e exóticos) para atendimento clínico ou público em geral de outros municípios/ estados. Os atendimentos Clínicos são realizados na forma de atividade de extensão por meio de projeto de extensão do HV com a UFLA.

Discentes devidamente inscritos em atividades acadêmicas ou em atividade de pesquisa.

Etapas para realização desse serviço:

1 O médico veterinário residente (MVR) do setor de Clínica Médica de Animais de Companhia, responsável pela triagem, deve proceder a uma avaliação inicial de cada animal que vem ao HV para atendimento, exceto animais silvestres e exóticos os quais devem ser diretamente encaminhados ao seu atendimento específico (mas a sequência a seguir será a mesma).

2 O MVR inicialmente verifica os parâmetros vitais e a condição geral do estado de saúde e faz questionamentos acerca do motivo da consulta. Baseado nessas informações, o MVR classifica o animal de acordo com a categoria de risco que ele se encontra. No HV-UFLA usa-se o Protocolo Internacional de Manchester de categoria de risco.


3 Animais com suspeita de afecções infecciosas como cinomose e parvovirose deverão passar por testes confirmatórios (teste rápido) a critério do MVR responsável pela triagem. Casos confirmados deverão ser encaminhados diretamente para atendimento no setor de doenças infecciosas, localizado anexo ao HV.


4 Após adequada triagem os animais serão submetidos a consultas pelos MVR e médicos veterinários (MV) de plantão naquele dia. Os atendimentos do setor de Clínica Médica de Animais de Companhia são realizados nas dependências do HV-UFLA, e dos animais silvestres e exóticos são realizados no Ambulatório de Animais Silvestres e exóticos, anexo ao Serviço de Diagnóstico por Imagem. Inicialmente deve ser realizado o pagamento do valor da consulta na secretaria do HV.

5 É imprescindível que o paciente seja acompanhado durante todo o procedimento de avaliação clínica/laboratorial pelo MVR/MV responsável por este encaminhamento, revelando o viés didático destes Serviços.


6 Durante a consulta o MVR ou MV avaliará a necessidade, ou não, de internamento ou de exames complementares, prescreverá as medicações pertinentes e solicitará o(s) retorno(s) necessários.

7 Caso sejam necessários exames que não fazem parte do portfólio do Setor, serão agendados com os Setores e Serviços responsáveis pelos mesmos, tendo sempre o MVR/MV como intermediador neste processo.

8 Todos os exames subsidiários executados são cobrados e deverão ser pagos na Secretaria do Hospital Veterinário (HV), conforme tabela de valores pré-fixados pela Coordenação do HV. Similarmente, qualquer outro procedimento de avaliação complementar deverá ser acertado da mesma forma.


9 Finalizado o atendimento, o tutor do animal será encaminhado à secretaria do HV para pagamento de eventuais despesas decorrentes do atendimento (medicações, material para coleta de exames e eventuais exames complementares).

Prazo para prestação do serviço:

Dependerá do tempo gasto para cada exame clínico, que podem ter coletas de exames, realização de exames, internação, etc.

Forma de prestação do serviço:

(1) Presencial ou via e-mail (no caso de envio de prescrições ou informações específicas); (2) Por telefone, para agendamento de consultas ou exames.

Formas de Contatos:

por e-mail, diretamente na secretaria do Hospital veterinário ou por telefone

Locais e formas de acesso ao serviço:

secretaria do Hospital veterinário ou por telefone