Olimpíada Lavrense de Matemática

Publicado: Quinta, 12 Novembro 2020 12:19

A participação em olimpíadas do conhecimento e, em particular, em olimpíadas de Matemática estimula o interesse dos alunos do ensino básico pelo estudo da Matemática, desperta a criatividade e revela talentos na área. Com essa visão, o Departamento de Matemática e Matemática Aplicada criou o projeto Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM).

A OLM visa incentivar o envolvimento com olimpíadas de Matemática dos professores e dos alunos da rede de ensino básico (público e particular) da cidade de Lavras. Em 2019, a OLM chegou à sua quarta edição e, em 2018 contou com um aumento expressivo de escolas inscritas e no número de participantes. A OLM também passou a atuar em 4 municípios da região: Três Pontas, Nepomuceno, Bom Sucesso e Ibituruna.

Dentre os objetivos da OLM destaca-se:

• estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da rede básica;
  • contribuir para a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio;
  • incentivar o aperfeiçoamento dos professores da rede básica;
  • identificar jovens talentos na Matemática;
  • aproximar a Universidade Federal de Lavras e as escolas da cidade.

O que é?:

A Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM) é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade de Lavras.
1 - Escolas Lavrenses inscritas na OLM;
2 - Inscrição dos alunos pelas escolas;
A inscrição na OLM deverá ser feita pelas escolas interessadas exclusivamente por meio de formulário disponível no site. Não há inscrição individual de alunos.
3 - No dia da prova apresentação do RG.

Etapas para realização desse serviço:

1 - Definir calendário de execução da olimpíada;
2 - Divulgação no site e nas escolas;
3 - Receber as inscrições e organizar nos níveis estabelecidos;
4 - Elaboração das provas (sigilo) e fornecimento do gabarito;
5 - 1ª fase - Envio das provas (lacradas) para as escolas e apoio à aplicação nas escolas; Correção das provas pelos professores das escolas;
6 - Envio, pelas escolas, dos resultados apurados;
7 - Divulgação dos estudantes selecionados para a segunda fase da OLM;
8 - 2ª fase - Aplicação da prova e correção pelos professores do DMM.
9 - Divulgação dos resultados;
10 - Premiação para os estudantes com melhores desempenhos nas provas da OLM serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa em cada nível. A cerimônia de premiação acontece na UFLA na data estabelecida no calendário da OLM.

Prazo para prestação do serviço:

Calendário Específico divulgado no site.

Forma de prestação do serviço:

A equipe de professores do departamento de Matemática e Matemática Aplicada é responsável pela definição do calendário, divulgação, elaboração das provas, logística para aplicação, apoio às escolas e professores, apuração dos resultados e premiação dos estudantes melhores classificados

Formas de Contatos:

Via e-mail: olm.dex@ufla.br ou contato por telefone: (35) 3829-1962.

Locais e formas de acesso ao serviço:

Veja maiores informações e detalhes no site: http://www.dex.ufla.br/olm/