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FOCO NO FUTURO

Aprovados no PAS Triênio 2021-2023: o desafio de superar os impactos da pandemia

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 02 Março 2023 08:34 | Última Atualização: Quinta, 02 Março 2023 08:35
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Thiago foi o primeiro lugar geral do PAS para ingresso em 2023/1

Para milhares de jovens no Brasil, a necessidade de se preparar para a conquista de uma vaga na universidade pública teve que ser conciliada com o cenário de incertezas e dificuldades geradas pela pandemia da Covid-19. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe, no próximo semestre letivo, que se inicia em 10/4, a primeira turma de estudantes selecionados por meio do Processo de Avaliação Seriada (PAS) e que enfrentaram os reveses provocados pela emergência em saúde pública. Foram 366 aprovados para a turma 2023/1 pelo PAS. É também a primeira turma de ingresso após a reestruturação da avaliação seriada.

Os candidatos do Grupo XXII do PAS, triênio 2021-2023, acabaram fazendo as provas de todas as etapas em 2022, devido às dificuldades da pandemia. O PAS 1 foi aplicado em junho de 2022, o PAS 2 em novembro, e o Exame Nacional do Ensino Médio  (Enem), que equivale ao PAS 3, foi aplicado também em novembro do último ano. O estudante Thiago Nogueira Diaz, que alcançou o primeiro lugar geral no PAS deste ano, conta que o fato de ter de realizar duas provas do processo no mesmo ano o pegou de surpresa. “Mas eu sabia que era uma oportunidade única. Então, para não ficar perdido na realização das provas, tive que me organizar bem e planejar com antecedência os estudos e transporte para a cidade de Lavras, onde as realizei”.

Para a estudante Martha Mazochi Abreu Carvalho, primeira colocada no PAS entre os candidatos que escolheram o câmpus de São Sebastião do Paraíso, o ano de 2022 foi um desafio, com a realização de duas provas do PAS, o Enem e outros vestibulares. “Foi bem puxado, ainda mais depois de um período em casa, devido à pandemia, em que tive uma perda de facilidade em estudar”, diz.

A Covid-19 trouxe desafios, e faz parte da história de superação desses jovens. “A pandemia, particularmente, foi devastadora para a minha vida acadêmica. Sou uma pessoa muito resistente a mudanças, e demoro a me adaptar bem. Então, o modelo de estudos on-line me prejudicou no sentido de atrasar meu aprendizado e de me desmotivar, pois prefiro as aulas presenciais e as interações do dia a dia. Porém, quando as aulas presenciais foram liberadas e eu pude voltar para a sala de aula, esforcei-me ao máximo para compensar esse atraso”, relata Thiago.

A coordenadora de Processos Seletivos da UFLA, Teresa Cristina Monteiro Martins, lembra que foi necessário um trabalho cuidadoso sentido de mitigar prejuízos causados pela pandemia, sobretudo para os candidatos do Grupo XXII, para os quais a prova não foi aplicada em 2020 e 2021, pela necessidade garantir o cumprimento do distanciamento social e a segurança dos candidatos. “Com a volta à normalidade, o PAS volta a ser aplicado em três anos consecutivos, estimulando o interesse dos candidatos e candidatas pela Universidade e a sua preparação para processos seletivos desde o primeiro ano do Ensino Médio”, explica. 

Matrículas e próximas chamadas

Os estudantes aprovados dentro do número de vagas têm de 2/3 a 8/3 para realizar a matrícula. Caso haja vagas não ocupadas nessa primeira etapa de matrículas, a lista de espera é acionada. Há previsão de outras duas chamadas (14/3 a 20/3, e de 24/3 a 28/3). Acesse as Instruções Específicas para a Matrícula Inicial (Iemi), publicadas em 13/2.

Para evitar que restem vagas ociosas, a UFLA utiliza o método de convocar, se necessário, na segunda e terceira chamadas, um número maior de candidatos do que o número de vagas remanescentes existente. O número de convocados é definido com base no histórico de vagas não ocupadas em semestres anteriores. Isso reduz o número de chamadas necessárias e acelera o processo de ocupação de vagas. Nesse método, se o número de candidatos que apresentarem documentos para a matrícula for maior que o número de vagas, são efetivadas as matrículas por ordem de classificação no processo seletivo. Essas são orientações disponíveis no documento de Instruções de Matrícula.

Em casa, a inspiração pelo conhecimento

Primeiro colocado geral do PAS UFLA para ingresso em 2023, e também com a maior pontuação entre os candidatos do câmpus Lavras, Thiago é de Viçosa e diz que o desejo pelo curso superior foi uma consequência natural da vivência no ambiente familiar. “Desde pequeno, sempre me inspirei muito em meus pais, porque, em casa, tenho mãe professora na UFV e pai professor na UFMG. Então, o curso superior, para mim, veio como uma decisão natural, visto que sempre fui familiar a esse ambiente”.

Ele recebeu a notícia da primeira colocação geral por meio de uma ligação telefônica feita pelo reitor da UFLA, professor João Chyrsostomo de Resende Júnior. “É uma mistura ‘maluca’ de sentimentos. Acho que todos nós, que nos prestamos a estudar para cursos ou concursos concorridos, esperamos ser aprovados, mas me arrisco a dizer que nenhum de nós espera ser aprovado logo na primeira colocação. A sensação é de dever cumprido, e a felicidade é enorme por ter sido agraciado com essa benção”.

Thiago foi aprovado em Medicina, uma escolha que, segundo ele, “veio forte” durante o Ensino Médio. Da conversa com um amigo que ele admira muito, veio a curiosidade pelo curso. “A partir daí, pesquisei sobre a profissão e acabei por gostar muito. Então decidi tentar também. Como eu tinha conhecimento da excelência da UFLA, eu pesquisei sobre o curso em Lavras e, por imagens do departamento de ciências da saúde da Universidade, me impressionei muito com a infraestrutura e com a beleza do prédio”.

Orgulhando-se de se considerar um “misto de culturas”, por ter pai peruano e mãe brasileira, “belorizontina”, Thiago tem três irmãos que também já trilharam, ou ainda trilham, seus caminhos na graduação: uma irmã formada em Economia e Finanças, outra prestes terminar o curso de Medicina, e um cursando Administração. “Da graduação, espero oportunidades para amadurecer, tanto em meus conhecimentos quanto como ser humano, e me formar o melhor médico possível, dentro do meu alcance”.

Cheio de expectativas em relação ao que virá, Thiago declara nos seus planos a preocupação com a sociedade: “quero me formar um profissional capacitado e de excelência para poder colaborar com a sociedade diretamente e indiretamente”. Também reconhece a importância da universidade pública para esse processo: “espero conhecer essa infraestrutura que ajudou a construir o nosso País, saber como ela funciona, destrinchar os projetos de extensão e pesquisa, além dos locais de estudo que formaram grandes profissionais”.

Martha fez parte da equipe de ginástica aeróbica da UFLA por 3 anos e meio. Agora foi 1ª colocada no PAS para o câmpus Paraíso. Foto: Arquivo Martha.

Da ginástica aeróbica da “UFLA Lavras” para o novo “câmpus Paraíso”

Martha, a primeira colocada no PAS para ingresso no novo câmpus da UFLA, em São Sebastião do Paraíso, também recebeu do reitor os cumprimentos pelo desempenho. Para ela, o resultado também foi inesperado. “Fiquei bastante surpresa ao abrir o resultado do vestibular. Não estava esperando por esse resultado tão bom. Fiquei muito contente em saber que estava um pouco mais perto do meu sonho de cursar Engenharia de Produção”.

O câmpus Paraíso será um ambiente novo para ela, mas a UFLA é uma velha conhecida. Martha mora em Lavras e frequentou por mais de três anos o projeto de extensão de Ginástica Aeróbica da Universidade, tendo participado de competições pela equipe da Universidade. Ela esteve no projeto até 2018, e só parou devido a problemas médicos. “Treinar ginástica na UFLA foi minha paixão por muito tempo e até hoje sinto imensa saudade. Tenho muitas lembranças boas de competições, viagens, treinadores e amigos que fiz durante o projeto”. Ela diz não conhecer o câmpus em São Sebastião do Paraíso. “Mas conhecendo a qualidade dos cursos do câmpus de Lavras, não tenho dúvidas de que lá segue pelo mesmo caminho”, completa.

A escolha do curso que irá determinar sua profissão no futuro não foi uma tarefa fácil para Martha. “Só consegui me decidir ao final do terceiro ano do ensino médio. Esse processo foi bastante complicado, porque escolher o que eu quero fazer, diante de tantas opções, me trouxe um pouco de insegurança. Pensei em diversos cursos e áreas totalmente diferentes durante o ensino médio, mas, tendo certeza de que gosto bastante da área de exatas e raciocínio lógico, descobri que a engenharia de produção seria o curso perfeito para continuar desenvolvendo essa área”. Ela tem um irmão formado em Engenharia de Produção, e conta que ele gosta muito do que faz.

Apesar das inseguranças normais para esse momento, Martha mostra-se ciente da importância do curso superior para a formação. “Acredito que uma faculdade traz para as pessoas motivação para desenvolver novos conhecimentos e habilidades, que poderão transformar positivamente a vida profissional”. Agora sua meta é estudar bastante, se formar e proporcionar qualidade de vida para a família.

Estratégias de estudos dos primeiros colocados

Para quem ainda está na caminhada de buscar aprovação em processos seletivos para o ingresso no curso superior, Thiago e Martha contam suas experiências.

Thiago apostou na dedicação. “Minha rotina era voltada para o Enem, e o estudo de cada matéria era individualizado, mas sempre seguindo o fundamental: exercícios de fixação, revisões constantes e provas antigas/simulados. Para o PAS I e PAS II, quando as datas para o exame se aproximavam, eu adicionei ao meu cronograma as provas antigas do processo seletivo, que eu fazia e corrigia erros e dúvidas, aprofundando em matérias mais específicas e detalhes que não eram cobrados no Enem”.

Os estudos e a pressão também se intensificaram para Martha no terceiro ano do ensino médio. Ela considerou importante equilibrar os estudos e o lazer, e procurou manter a prática de esportes, o namoro e o contato com os amigos.

Relembre a reestruturação do PAS

A partir de 2022, o PAS/UFLA ganhou uma nova estrutura, que alterou o percentual de vagas destinadas a essa forma de ingresso, o conteúdo das provas e o esquema de aplicação. Também foram incluídos cursos para o novo câmpus da UFLA, em São Sebastião do Paraíso. Saiba mais sobre a reestruturação.

O PAS foi instituído em 1999, como modalidade alternativa de seleção nos cursos de graduação da UFLA por meio de uma avaliação do rendimento escolar realizada em três anos consecutivos, por alunos matriculados no ensino médio ou que o tenham concluído, a qualquer tempo e segundo quaisquer formas admitidas em lei.

 
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