MESTRADO PROFISSIONAL

Nova turma de Mestrado Profissional inicia aulas presenciais por meio de convênio entre a UFLA e o IABS

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Terça, 09 Mai 2023 14:12 | Última Atualização: Sexta, 19 Mai 2023 09:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

As aulas presenciais da segunda turma do Mestrado Profissional do Projeto Rural Sustentável - Cerrado (PRS - Cerrado) tiveram início no dia 24/4. O programa de pós-graduação é uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

As aulas são realizadas em formato híbrido, presencial e a distância, e é dividida em módulos. A previsão de duração do curso é de 18 a 24 meses. A primeira turma iniciou o mestrado em 2022, e a segunda, em fevereiro de 2023, de forma virtual.

O convênio entre as instituições é coordenado, na UFLA, pelo professor da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV/UFLA) Márvio Lobão Teixeira de Abreu e pelo professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA) Thiago Rodrigo de Paula Assis.

“O programa de mestrado é interdisciplinar. Eles cursam disciplinas relativas aos conceitos de desenvolvimento sustentável e outras relativas à extensão, que é a ação da Universidade junto à comunidade. São abordados temas como sustentabilidade, comercialização e mercado, além de pesquisas voltadas à ciência e tecnologia na produção animal”, comenta Thiago.

Para a recepção dos estudantes, estiveram presentes a coordenadora de capacitação do projeto e diretora de Educação do IABS, Melissa Curi, e o diretor-presidente do Instituto, Luís Tadeu Assad. Ambos conduziram uma das primeiras aulas do módulo e falaram sobre desenvolvimento sustentável, apresentando dados estatísticos relevantes ao tema. Os representantes do IABS também se reuniram com o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, para celebrar a parceria.

Projeto Rural Sustentável - Cerrado

O Mestrado Profissional faz parte do programa de capacitação do PRS - Cerrado, executado pelo IABS. O objetivo geral do projeto é reduzir  as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos e médios produtores no bioma Cerrado. O projeto busca melhorar o acesso dos produtores à assistência técnica, à capacitação e ao crédito, fortalecendo a produção agropecuária local, bem como a melhor gestão da terra. Além do programa de pós-graduação, também são realizadas atividades como ensino a distância, ações em escolas, oficinas participativas com produtores rurais, entre outros, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

“O PRS - Cerrado está atuando em minha cidade e, por meio dele, vi uma oportunidade de aprendizado e evolução profissional. Nós estamos vendo enfoques diferentes de algumas coisas que a gente já trabalha em nosso cotidiano, e está sendo muito importante e relevante”, diz Jorge Henrique Olive de Paula, da cidade de Brasilândia (MS), e participante do mestrado profissional.