NOVOS RECURSOS

UFLA é contemplada em programa para ampliação de bolsas de pós-graduação do CNPq

Escrito por Alana de Freitas | Publicado: Sexta, 26 Mai 2023 14:18 | Última Atualização: Sexta, 26 Mai 2023 16:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve aprovação de proposta no Programa Institucional de Bolsas de Pós-graduação (PIBPG), na chamada nº 69/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destinada ao apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, com bolsas de mestrado e doutorado. Com a aprovação, a Universidade receberá dez bolsas de doutorado e dez bolsas de mestrado, que totalizam dois milhões duzentos e dezoito mil reais para o período de maio de 2023 a maio de 2028.

O objetivo da chamada foi dar seguimento à diretriz de realinhamento do modelo de concessão de bolsas de pós-graduação do CNPq, via projetos institucionais para pesquisa na pós-graduação, que buscam: fortalecer a pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência; capacitar recursos humanos para a pesquisa em ambientes de excelência científica, tecnológica e de inovação; desenvolver pesquisas de excelência com foco em resultados e na solução de problemas socioeconômicos do país e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação nos Temas Estratégicos de Pesquisa das IESs/ICTs.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Saczk, essa foi uma conquista importante para a UFLA e para os Programas de Pós-graduação, pois a concessão das bolsas contribui para o fortalecimento dos cursos de mestrado e doutorado.

“É um apoio que ajuda a UFLA a fortalecer a colaboração entre seus programas, viabilizando a constância e o aprimoramento das pesquisas, da geração de tecnologias, de produtos e de processos inovadores. A concessão dessas bolsas reflete o quanto os nossos programas são referência em suas áreas, e o quanto contribuem para o progresso da ciência e desenvolvimento social, econômico e industrial”, afirmou.

Participaram da proposta os Programas de Pós-graduação em Agroquímica, Botânica Aplicada, Ciência e Tecnologia da Madeira, Ciências Veterinárias, Ecologia Aplicada, Engenharia Agrícola, Engenharia de Biomateriais, Engenharia Florestal, Fitotecnia e Genética e Melhoramento de Plantas.