Ir direto para menu de acessibilidade.
PAS e SISU

PAS 3ª Etapa e SiSU 2024: divulgados os editais que vão reger os processos seletivos na UFLA

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 26 Dezembro 2023 18:17 | Última Atualização: Quinta, 11 Janeiro 2024 07:53
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulgou os editais com as condições de habilitação às vagas oferecidas para o ingresso nos cursos de graduação presenciais em 2024, de acordo com o Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS/UFLA - 3ª Etapa) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Para o ingresso no primeiro e no segundo semestres letivos de 2024 da UFLA, via SiSU, será ofertado 70% do total das vagas dos cursos de graduação presenciais, conforme constará no Termo de Adesão. As demais vagas (30%), referentes aos dois semestres letivos de 2024, serão ofertadas por meio do Processo de Avaliação Seriada - PAS - Terceira Etapa GRUPO XXIII/Triênio 2022-2024.

A UFLA reservará 50% do total das vagas ofertadas via PAS UFLA e SiSU para os candidatos que tenham cursado integralmente e exclusivamente o Ensino Médio em escolas públicas. A distribuição das vagas reservadas será feita em oito grupos

 

PAS 3ª etapa 

Como 3ª Etapa do PAS, serão consideradas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2023) que forem oficialmente fornecidas à UFLA pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep/MEC.

As inscrições serão feitas somente via internet, no endereço https://pas.ufla.br/3-etapa, a partir das 9 horas do dia 9/1/2024, até às 23h59min do dia 12/1/2024 (horário oficial de Brasília).  Não será cobrada taxa de inscrição.

Somente poderão se inscrever os candidatos que fizerem parte do PAS (XXIII/Triênio 2022-2024). O candidato que não renovar sua inscrição no período indicado será eliminado. 

O quadro de vagas oferecidas para o PAS, por curso e grupo, será disponibilizado em Edital Complementar da UFLA, a ser publicado no sítio eletrônico https://pas.ufla.br/3-etapa

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá ler o Edital na íntegra, disponível no endereço eletrônico https://pas.ufla.br/3-etapa. Somente após registrar o “aceite às normas contidas no Edital”, o candidato terá acesso ao formulário de inscrição.

SiSU 2024

A partir de 2024, o Ministério da Educação (MEC) orienta as instituições de ensino superior para a oferta total de vagas do ano que constará de um único Termo de Adesão. Assim,  a admissão aos cursos de graduação presenciais, com matrícula tanto para o 1º e 2º semestres letivos de 2024, via SiSU, será efetuada por meio de uma inscrição única, prevista para janeiro de 2024. A seleção será exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Enem referente ao ano de 2023.

Destaca-se que os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pela UFLA, TANTO DO PRIMEIRO, QUANTO DO SEGUNDO SEMESTRE, deverão verificar as informações constantes no Termo de Adesão desta instituição ao SiSU, que estará disponível no endereço eletrônico https://cops.ufla.br/, a partir do dia 28/12/2023, contendo  as seguintes informações:

  • os cursos e turnos participantes do SiSU, com os respectivos números de vagas; o número de vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 14.723/2023; os pesos e as notas mínimas estabelecidos pela UFLA para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno; e os documentos necessários para a realização da matrícula dos estudantes selecionados.

O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo SiSU, referente à edição de 2024, estarão divulgados em Edital SESu específico a ser disponibilizado no endereço eletrônico https://cops.ufla.br/.

É imprescindível a leitura do EDITAL Nº 25/2023/COPS/DRCA/PROGRAD publicado na íntegra neste link 

Informações: 35.3829.1133; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção