#vempraufla

Sisu 2024: edição única e reforma nas cotas alteram o acesso à universidades federais

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Terça, 16 Janeiro 2024 15:04 | Última Atualização: Terça, 16 Janeiro 2024 18:42
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma grande mudança está a caminho para os estudantes que aspiram ingressar na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em outras instituições públicas de ensino superior no Brasil. A partir deste ano, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a ter uma única edição anual, diferentemente do formato usado até 2023, que incluía duas seleções, no início e no meio do ano.

Com a implementação desta nova política, todas as vagas serão oferecidas em uma única edição do Sisu.  Conforme o Edital n. 22/2023, os interessados em tentar uma vaga devem se inscrever entre 22/1 e 25/1, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, usados na seleção, foram divulgados aos candidatos nesta terça-feira (16/1), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além da mudança na frequência das seleções, o governo anunciou alterações nas regras de cotas do Sisu, em decorrência da nova Lei de Cotas sancionada. A partir desta edição, haverá uma reserva de vagas específica para quilombolas, e o limite de renda para as cotas foi reduzido de um salário-mínimo e meio para um salário-mínimo por pessoa da família, equivalente atualmente a R$ 1.320.

As mudanças também alteram a distribuição de vagas. As novas normas federais que tratam deste tema são a Portaria nº 2.027, de 16 de novembro de 2023 e a Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023.

Na UFLA, será ofertado um total de 2.005 vagas em 2024 pelo Sisu, sendo 1.006 para ingresso no primeiro semestre e 999 no segundo semestre. Do total, 126 (63 no primeiro semestre e 63 no segundo) serão para o câmpus de São Sebastião do Paraíso; as demais (1879), para o câmpus de Lavras.

Ingresso na UFLA

A UFLA já divulgou os editais com as condições de habilitação às vagas oferecidas para o ingresso nos cursos de graduação presenciais em 2024, de acordo com o Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS/UFLA - 3ª Etapa) e o Sisu.

Para o ingresso no primeiro e no segundo semestres letivos de 2024 da UFLA, via Sisu, serão ofertados 70% do total das vagas dos cursos de graduação presenciais, conforme consta no Termo de Adesão. As demais vagas (30%), referentes aos dois semestres letivos de 2024, serão ofertadas por meio do PAS - Terceira Etapa GRUPO XXIII/Triênio 2022-2024.

Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pela UFLA, TANTO DO PRIMEIRO, QUANTO DO SEGUNDO SEMESTRE, deverão verificar as informações constantes no Termo de Adesão desta instituição ao SiSU, que está disponível no endereço eletrônico https://cops.ufla.br/, e que contém  as seguintes informações:

• os cursos e turnos participantes do SiSU, com os respectivos números de vagas; o número de vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 14.723/2023; os pesos e as notas mínimas estabelecidos pela UFLA para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno; e os documentos necessários para a realização da matrícula dos estudantes selecionados.

O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo Sisu, referente à edição de 2024, estarão divulgados em Edital Sesu específico a ser disponibilizado no endereço eletrônico https://cops.ufla.br/.

É imprescindível a leitura do EDITAL Nº 25/2023/COPS/DRCA/PROGRAD publicado na íntegra neste link

Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato pelo número 35.3829.1133 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..