Ir direto para menu de acessibilidade.
Câmpus Paraíso

UFLA Câmpus Paraíso promove 1° Encontro de Docentes

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Sexta, 08 Março 2024 17:07 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

O câmpus da Universidade Federal de Lavras, em São Sebastião do Paraíso (Ictin-UFLA), promoveu, na manhã da quinta-feira (7/3), o 1°  Encontro de Docentes do Câmpus Paraíso. O evento, que reuniu professores e pesquisadores do Ictin, foi realizado no anfiteatro da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião do Paraíso (Acissp). 

Com o objetivo de promover a colaboração interdisciplinar, a atualização científica e tecnológica, e o fortalecimento da identidade institucional do câmpus, o evento permitiu um ambiente de troca de conhecimentos e experiências.

Durante o encontro, o diretor do Ictin, Fernando Ferrari, também compartilhou a atualização sobre o andamento da construção e estruturação de espaços no câmpus. Além disso, foram compartilhadas pesquisas e projetos inovadores desenvolvidos dentro da Universidade, que completa dois anos de funcionamento neste mês de março, proporcionando a troca de experiências didáticas entre os docentes. 

“A colaboração interdisciplinar foi um dos pilares do nosso encontro, permitindo que docentes de diferentes áreas do conhecimento discutissem maneiras de integrar suas disciplinas para uma abordagem educacional mais abrangente e eficaz e também apresentassem suas linhas de pesquisa para possíveis colaborações e criação de grupos de pesquisa. Acredito que tenha sido uma experiência enriquecedora, especialmente para os professores que chegaram há pouco tempo ao câmpus e ainda não tinham conhecimento sobre as ações já realizadas e outras que estão em andamento”, ressaltou Ferrari. 

paraíso docentesA atualização científica e tecnológica também teve papel central no evento, com debates sobre as últimas tendências e inovações em diversas áreas de estudo, destacado pelo professor Henrique Monteiro, bem como sobre pesquisa e desenvolvimento tecnológico, enfatizando a necessidade de uma constante evolução e atualização dessas informações por parte da produção dos docentes ao longo do ano. 

Os participantes também tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância da extensão e cultura no contexto Ictin, com o professor Dione Andrade Lara. Ele atualizou os docentes sobre as ações realizadas ao longo de 2023 e sobre a agenda de eventos prevista para este ano, colocando eventos como o Reci Tech, um evento focado na coleta de Resíduos Elétricos e Eletrônicos (REE's), como evento permanente no calendário do câmpus. 

Um dos momentos mais significativos do encontro foi a discussão sobre os desafios locais e a reflexão sobre políticas institucionais, que buscam o crescimento e fortalecimento do câmpus Paraíso e o seu papel na comunidade e na região. “O objetivo principal foi justamente abrir caminho para uma reflexão sobre a estrutura, funcionalidade e perspectivas futuras da nossa instituição, reforçando a importância do comprometimento dos docentes com o desenvolvimento sustentável e integrado da Universidade, eles são peças fundamentais nesse processo”, destacou o diretor do Ictin. 

O Núcleo de Inovação e Tecnologia do câmpus UFLA Paraíso (Nitessp)  foi outro assunto de destaque no encontro. Durante a apresentação, o professor Leonilson Kiyoshi Sato Herval, diretor do Núcleo, explicou sobre o objetivo de conectar empresas e pesquisadores para auxiliar no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e contribuir para o crescimento e criação de novas empresas e startups.

Além disso, apresentou as iniciativas já realizadas voltadas ao empreendedorismo e à formação de parcerias estratégicas na região, que tem por objetivo estimular a participação ativa dos docentes em projetos de empreendedorismo, incentivando a inovação e a colaboração com o setor produtivo e a sociedade. 

“O 1° Encontro de Docentes da UFLA câmpus Paraíso não só evidenciou a importância da troca de experiências e do estímulo à participação docente em diversas esferas da atividade acadêmica, mas também reforçou o compromisso da Universidade com a excelência educacional, a pesquisa avançada e o desenvolvimento tecnológico. Esse evento marca o início de uma nova fase de integração, cooperação e inovação do câmpus”, finalizou Fernando Ferrari.

paraíso novo

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção