Concerto de fim de ano da UFLA lota Salão de Convenções - veja fotos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 19 Dezembro 2022 17:52 | Última Atualização: Quinta, 22 Dezembro 2022 14:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

A noite de sexta-feira (16/12) encantou quem compareceu ao Concerto de Fim de Ano promovido no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento reuniu apresentações do Coral Vozes do Campus, Grupo Canto das Nascentes, Madrigal UFLA, Orquestra de Cordas da UFLA, além de ter contado com a participação de integrantes dos projetos de extensão Musiquês e Música por todos os Cantos.

Mais de 20 canções marcaram o repertório, construído com músicas que, além de embalar o público, são didáticas e favorecem o aprendizado. No canto, predominou a música brasileira. De acordo com o regente e diretor artístico do evento, o maestro da UFLA Daniel Pes de Barros, o concerto consolida a trajetária de um ano que foi desafiodor. "Foi um período muito complicado, pela dificuldade orçamentária das universidades e pelo histórico de dois anos em que não era possível praticar e ensaiar, devido à pandemia. Mas a vontade das pessoas, de fazer música, fez com que empenhassem seu tempo e os próprios recursos. Isso nos permitiu estar aqui hoje. Que em 2023, além da boa vontade e da motivação de todos, possamos encontrar um terreno fértil para que essas flores continuem a nascer", diz.

A estudante do Ensino Médio da Escola Estadual Firmino Costa, Maria Clara Oliveira Pereira, de 16 anos, começou a participar do projeto de extensão "Música por todos os Cantos" em agosto deste ano, e já viveu seus primeiros momentos no palco das apresentações. "Eu tinha um violão em casa, mas não tocava. Está sendo uma experiência divertida. Estou adorando", comentou.

As crianças do Núcleo de Educação da Infância da UFLA (Nedi), participantes do projeto "Musiquês", abriram as apresentações, cantando seis músicas infantis, seguidas por outras duas músicas cantadas em conjunto com o Coral Vozes do Campus e o Grupo Canto das Nascentes. Saiba mais sobre os projetos de música no Centro de Cultura.

Após acompanhar o evento, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, ressaltou a importância dos projetos culturais para a comunidade universitária e para a sociedade de Lavras e região. "A valorização da arte e da cultura nos torna mais humanos e, cada vez mais, estamos precisando praticar a nossa humanidade, diante de tantas ocorrências que demonstram o desrespeito do ser humano para com o próprio ser humano. Parabenizo à Proec, ao maestro Daniel e a todos que se inserem nos projetos musicais. Foi lindo. Iremos incentivar a ampliação de todas essas ações para esse próximo ano, no qual esperamos ter mais estabilidade orçamentária e financeira", disse.

Veja as fotos