POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Lavras teve mais uma edição do Pint of Science em três dias de programação

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Quinta, 25 Mai 2023 14:23 | Última Atualização: Quinta, 25 Mai 2023 16:40
Gentileza solicitar descrição da imagem

Chegou ao fim a edição de 2023 do maior evento de divulgação científica no mundo. Realizada entre os dias 22/5 e 24/5, mais uma edição internacional do Pint of Science chegou às mesas de diferentes estabelecimentos. Em Lavras, as palestras gratuitas em bares, cafés e restaurantes - promovidas por uma equipe da  Universidade Federal de Lavras (UFLA) - garantiram ao público uma boa dose de ciência.

De acordo com a professora do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA) Karen Luz Burgoa Rosso, uma das organizadoras do festival em Lavras, as apresentações dos professores abordaram temas atuais e importantes para a população. “É muito relevante poder discutir cada um dos temas com pessoas que desenvolvem pesquisas científicas na área, mas também tendo o parecer da população. Esse, aliás, é o nosso objetivo: poder levar a ciência feita pelos cientistas a esses lugares descontraídos para discuti-la com a população, fora de um ambiente tipicamente acadêmico e científico”, revela.

Essa característica do evento, que leva pesquisadores para baterem um papo com o público não especializado, garante aprendizados. É o que conta Douglas Egmar da Silva Nascimento, técnico em laticínios e morador de Lavras que acompanhou a palestra “Terroir, microrganismos e os premiados queijos mineiros artesanais: Tipo Casca Florida!” no dia 23/5. “Eu acho muito interessante essa divulgação científica, porque muitas pessoas têm um pouco de dúvida sobre a fabricação dos alimentos que consomem, como é o caso dos queijos de casca florida, que são queijos mofados. O próprio termo mofo leva um pouco de preconceito para a população. Então, é muito importante saber que o mofo nem sempre trará algo prejudicial à saúde e que, na verdade, é um bom incremento para o produto, trazendo melhores características de aroma e de sabor e agregando valor ao produtor. Por questões como essa, é muito válido participar desse evento. É uma oportunidade muito interessante de conhecimento sobre diferentes áreas.”

O professor da Escola de Engenharia (EEng/UFLA) Flávio Meira Borém, palestrante no primeiro dia de evento, relata como foi fazer parte do encontro. “É maravilhoso poder trazer conhecimento, compartilhando com essas pessoas um pouco mais sobre qualidade de café, que é uma das grandes paixões do brasileiro. Quando a gente faz algo diferente, novo, a gente pode se surpreender. Hoje, nós conversamos sobre assuntos interessantes de uma maneira simples e tomando um café delicioso. É uma experiência que eu diria: se dê esse presente e esteja presente nos próximos Pint of Science.”

Além de queijos e cafés, outros temas também chegaram aos ouvintes:

Sobre covid e outras pandemias.

O desafio de viver feliz.

Novas tecnologias: Conforto térmico, Fungos, petróleo, física e biologia.

Inteligência artificial, sociedade e o universo.

A ciência por trás da cerveja.

Saiba mais sobre os palestrantes e as suas áreas de pesquisa acessando a programação completa do evento.

A equipe

Em Lavras, o Pint of Science é coordenado pelo também professor do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA) José Alberto Casto Nogales Vera. Além dos professores Nogales e Karen, a equipe de organização do evento conta com professores e técnicos administrativos de diferentes unidades acadêmicas da UFLA: Rosângela Alves Tristão Borém, Paulo Ricardo da Silva, André Braga, Lucas de Carvalho Felizardo e Jose Melo.

Confira as fotos do Pint of Science 2023. Clique na imagem e acesse o álbum.