Ir direto para menu de acessibilidade.
Competição de robótica

Equipe Troia é ouro e bronze em duas categorias do Iron Cup - Robô Cavaco é hexacampeão

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 07 Março 2024 13:31 | Última Atualização: Sexta, 08 Março 2024 13:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Equipe Troia, do Núcleo de Estudos em Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Lavras (UFLA), subiu ao pódio duas vezes na competição de robôs Iron Cup 2024. A Equipe participou com nove projetos/robôs, em diferentes categorias. As batalhas aconteceram no Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, de 1º a 3 de março. 

A Equipe Troia foi campeã na categoria beetleweight (1360g) com o robô Cavaco, que se tornou hexacampeão na categoria. Considerando todo o histórico desde que foi criado e participou da primeira competição em 2015, o Cavaco ocupa hoje o 3° no ranking nacional nesta categoria, segundo a empresa Robocore, que realiza as competições no Brasil. 

Na categoria fairywight (150g), com o robô Bala no Alvo conquistou o primeiro pódio, ficando com o bronze. 

WhatsApp Image 2024 03 07 at 14.04.33Essa foi a primeira competição do estudante de Engenharia de Controle e Automação Davi Alves Parreira como capitão da Equipe. Ele conta que estava ansioso, mas feliz pela empolgação de todos. “Na competição o clima é sempre de muita amizade, todas as equipes se ajudam muito, e há muita troca de conhecimento que serve para melhorar nossos robôs. Durante a luta cada um defende a sua equipe, mas depois todas estão dispostas a se ajudar”, enfatiza. 

Os projetos foram desenvolvidos sob a orientação do professor Felipe Oliveira e Silva, da Escola de Engenharia (EENG). A Equipe Troia conta com 35 membros ativos, divididos em três áreas: Mecânica, Eletrônica e Gestão & Marketing. O grupo conta com estudantes de diferentes cursos da Universidade, em especial da Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Física, Engenharia Química e Administração. 

Confira as colocações na Iron Cup 2024: 

Cavaco - 1° Lugar

BaIa no Alvo - 3° Lugar

Muriçoca - 10° Lugar

Matador - 8° Lugar

Karminha - 9° Lugar

Karminha RC - 15° Lugar

Soccer Team - 6° Lugar

FiFi Soccer Team Virtual - 4° Lugar

Lightning - tempo 1min e 8s (são classificados os três melhores tempos da competição).

 

Confira outras publicações sobre a competição no perfil da Equipe Troia no Instagram @troia_ufla 

equipe troia usar ironcup 2024

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção