Capacitação

Servidores da UFLA participam de curso sobre biossegurança para retorno gradual das atividades presenciais

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 25 Agosto 2021 08:24 | Última Atualização: Sexta, 27 Agosto 2021 11:07

Curso oferecido pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) tem o objetivo de promover a segurança e orientar sobre medidas protetivas contra a Covid-19

servidores em seu local de trabalho recebendo orientações dos cursos

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem implementado estratégias para que o retorno às atividades presenciais se concretize de forma gradual, com proteção à saúde e à segurança de toda a comunidade universitária. Desde março de 2021, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), por meio do Setor de Capacitação e Avaliação, oferta o curso de “Capacitação em biossegurança para o retorno das atividades presenciais na UFLA”, com o objetivo geral de habilitar os servidores para minimizar o risco de disseminação do Sars-CoV-2 durante o desempenho das atividades presenciais.

"Nosso intuito é fornecer orientações para que os servidores consigam planejar suas ações de forma segura, atendendo aos princípios de biossegurança na prevenção da Covid-19, às medidas individuais e coletivas nos ambientes de trabalho. O curso também ajuda a identificar riscos de  transmissão nas atividades laborais, esclarece sobre os procedimentos adotados na UFLA para conter a transmissão, o fornecimento dos equipamentos de proteção individual, o papel e responsabilidade de cada um para conter a pandemia no câmpus com o retorno das atividades e os critérios administrativos, com atribuição das responsabilidades de todos do setor  para a retomada das atividades presenciais”, explica a prelecionista, enfermeira do trabalho e  coordenadora do curso Flávia Alvarenga Fernandes Bruzi.

Ao lado de Flávia, o técnico de segurança do trabalho Alexandre de Sousa Evangelista também ministra o curso. Inicialmente, os profissionais que passaram pela capacitação foram indicados pelas pró-reitorias e Unidades Acadêmicas e realizaram um módulo de forma remota, com aulas expositivas, e outro módulo presencial, em seu local de trabalho, para detectar junto aos gestores e servidores setoriais os aspectos que podem oferecer riscos para a propagação do vírus Sars-CoV-2, bem como a necessidade de implementar barreiras de proteção e mudanças no layout do ambiente. Atualmente, o curso é voltado para servidores técnico-administrativos e docentes, e é realizado de forma totalmente remota.

Até o momento, quatro turmas concluíram os dois módulos e outras duas estão em andamento. Ao todo, mais de 300 servidores já participaram da capacitação. Para quem participou, a experiência valeu a pena. “O curso de Biossegurança é essencial para o retorno às atividades presenciais na Universidade, isso porque um dos principais fatores de prevenção à Covid-19 é a nossa postura consciente sobre os cuidados necessários nesse momento de retomada gradual do convívio no ambiente de trabalho. O curso teórico foi esclarecedor e a visita pela equipe no local de trabalho demonstrou que todos os cuidados são possíveis e indispensáveis”, comenta a servidora  Noelly Alves Lopes.

Para a UFLA, a preocupação com a saúde dos seus colaboradores é primordial. “Esse preparo tem como objetivo deixar o servidor mais tranquilo, com ciência de quais equipamentos de proteção ele terá acesso na Universidade, para compreender que os espaços podem ser estruturados de forma a atender aos requisitos de biossegurança. Esse  conhecimento sobre  como proceder no ambiente de trabalho gera uma segurança para esse retorno”, comenta Flávia.

Em setembro estão previstas mais seis turmas, três ainda com vagas disponíveis. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível até o dia 10 de setembro ou até o encerramento das vagas. Outras informações podem ser obtidas no Setor de Capacitação e Avaliação (CDP/ PRGDP), pelo e-mail secav.prgdp@ufla.br ou pelos telefones 3829-5152 / 9-9117-9047.