Superintendência de Governança da UFLA lança página institucional

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 13 Janeiro 2023 16:16 | Última Atualização: Terça, 24 Janeiro 2023 14:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Superintendência de Governança da Universidade Federal de Lavras (SGV/UFLA) acaba de lançar sua página institucional, disponível no endereço https://governanca.ufla.br/, com a finalidade de ampliar a transparência da Universidade e oferecer mais uma ferramenta de controle social da Instituição.

A Governança Pública compreende os mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade de modo eficiente. De acordo com o Superintendente de Governança, Adriano Higino Freire, “por meio da página da SGV, o cidadão terá acesso a um conjunto amplo de informações sobre os mecanismos de Governança Pública na UFLA”.

A página da SGV permite ao cidadão o acompanhamento dos objetivos, metas, indicadores e gestão de riscos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos Planos de Desenvolvimento das Unidades Administrativas e Unidades Acadêmicas (PDUs). Além da gestão de riscos dos objetivos que compõem o planejamento estratégico institucional, a página disponibiliza acesso à gestão de riscos de processos da Cadeia de Valor da UFLA, implantada em dezembro de 2022.

O cidadão também tem acesso à página de Transparência e Prestação de Contas, na qual pode consultar, entre outras informações relevantes: os relatórios de prestação de contas; valor público de produtos e resultados gerados, preservados ou entregues; ações de supervisão e controle; execução orçamentária e financeira; licitações e demonstrações contábeis.

Outra novidade da página da SGV é a apresentação dos primeiros resultados dos trabalhos da Coordenadoria de Inteligência e Governança de Dados, unidade responsável por fornecer soluções de inteligência de dados para apoio à tomada de decisão, controle e transparência, e por assessorar, juntamente com a superintendência, o Comitê Interno de Governança (CIGOV) na definição de políticas e diretrizes relativas à Governança de Dados, em âmbito institucional.

A Coordenadoria de Inteligência e Governança de Dados criou um processo robusto de extração, tratamento, consolidação e análise dos dados institucionais, para promover ações e tomadas de decisões a partir da análise de dados e, assim, criar uma democratização do acesso à informação. Para que fosse possível essa democratização, criou-se uma estrutura de processos e diretrizes que forma o arcabouço para sua sustentação.

Outros conteúdos disponíveis

No link Inteligência e Governança de Dados está disponível o acesso aos Painéis para Acompanhamento da Execução Orçamentária da UFLA, Relatório de Unidades Organizacionais (Relação, Painel e Hierarquia Organizacional Ativa), Dados Abertos, Glossário de Negócios, entre outros.

A SGV possui, ainda, a Divisão de Estratégia, Gestão de Riscos, Prestação de Contas e Transparência. Integram essa Divisão: o Setor de Estratégia e Gestão de Riscos, responsável por apoiar o desenvolvimento do planejamento estratégico e da gestão de riscos institucionais; e o Setor de Prestação de Contas e Transparência, responsável por apoiar o processo de prestação de contas a que a UFLA está obrigada nos termos do parágrafo único do art. 70 da Constituição Federal e demais legislações pertinentes, e contribuir com a transparência pública institucional. As competências desses setores, neste momento, são executadas pelo Superintendente de Governança.

Na página da SGV também se encontram disponíveis o acesso à Governança de TI e Serviços de TI, executados pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - DGTI. De acordo com o Regimento Interno da SGV, a DGTI é um órgão suplementar vinculado à Superintendência de Governança e tem por objetivo desenvolver as atividades de gestão da tecnologia da informação no âmbito da UFLA. Gerir a Tecnologia da Informação significa atuar em questões relativas às soluções e serviços de TI, para contribuir com o planejamento, organização, mapeamento dos processos, controle e avaliação de atividades, a fim de alinhar as ações, metas e objetivos de TI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC) às estratégias traçadas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA.

A página da SGV possui, ainda, links para outros setores e sistemas que contribuem para a boa governança na UFLA: Auditoria Interna, Boletim Interno, Carta de Serviços ao Cidadão, Comitê Interno de Governança da UFLA (CIGOV), Ouvidoria, Pesquisa Pública e Portal da Transparência - UFLA.

O Setor de Webdesign da Coordenadoria de Sistemas de Informação/DGTI/SGV, representado pela servidora Flávia Reis de Souza, foi responsável pela construção da página da Superintendência de Governança.