RECONHECIMENTO

Sistema de planejamento estratégico da UFLA é reconhecido como boa prática pelo Ministério da Gestão e da Inovação

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 05 Mai 2023 12:16 | Última Atualização: Sexta, 19 Mai 2023 10:09
Gentileza solicitar descrição da imagem
Página da UFLA no repositório do MGI

O sistema de planejamento estratégico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das primeiras experiências institucionais bem-sucedidas registradas no repositório de boas práticas de gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A boa prática se destaca por tratar o Planejamento Estratégico e a Gestão de Riscos como instrumentos de Governança.

A elaboração do Planejamento Estratégico Institucional integrado ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025 (PDI 2021-2025) da UFLA incluiu a “Avaliação de Riscos” e o “Plano de Tratamento de Riscos”. Com essa inovação, foi possível alcançar resultados como aprimoramento da gestão de riscos e da Governança, bem como maior transparência das ações para a sociedade, com a ampliação do controle social.

A experiência da UFLA é detalhada em uma página do repositório que reúne informações como: apresentação da iniciativa, resultados alcançados, documentação associada, compartilhamento da experiência com outras instituições. Para a elaboração do conteúdo, a Coordenação-Geral de Integração e Governança Colaborativa do ministério realizou uma entrevista com a equipe da UFLA, em março deste ano, para conhecer em detalhes a experiência da Instituição e expor com precisão seu processo de implementação.

Por meio do acesso à página, outros órgãos públicos podem conhecer o processo de planejamento estratégico e gestão de riscos utilizado pela UFLA e obter informações para replicar esse sistema. “Nosso intuito é contribuir com os demais órgãos públicos para conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade”, afirma o reitor da Universidade, professor João Chrysostomo de Resende Júnior.

O repositório do MGI tem o objetivo de identificar, registrar e disseminar experiências bem-sucedidas e desafios vivenciados por órgãos e entidades da Administração Pública Federal, para possibilitar a troca de experiências e a preservação do conhecimento produzido no âmbito da rede TransformaGov, que conecta servidores e instituições de todo o País, que inovam e buscam alternativas para os desafios do setor público.

Para o ponto focal da rede TransformaGov na UFLA e pró-reitor de Planejamento e Gestão da Universidade, professor Márcio Machado Ladeira, “essa parceria é muito importante e demonstra a eficiência e praticidade do sistema de planejamento estratégico implantado desde 2020 na UFLA. É um reconhecimento ao trabalho em equipe realizado pela Reitoria, Pró-Reitorias e Unidades Acadêmicas na construção desse sistema”.

De acordo com o Superintendente de Governança da UFLA, Adriano Higino Freire, a parceria entre a UFLA e o MGI, por meio da participação no repositório, “demonstra que a gestão da Universidade tem sido exemplar no uso de ferramentas de gestão que permitem mais eficiência na utilização dos recursos públicos, transparência e controle social da administração”.

Acesse a página da UFLA no repositório, conheça a ficha-resumo e outros itens que apresentam a iniciativa.