EM PAUTA

Reunião entre DCE, Praec e Proplag buscou alinhamento de pautas de interesse dos estudantes

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 31 Mai 2023 10:13 | Última Atualização: Quarta, 31 Mai 2023 10:20
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma reunião realizada nessa segunda-feira (29/5), no prédio das Pró-Reitorias Administrativas, buscou alinhamentos para demandas da comunidade estudantil da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Participaram representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e Planejamento e Gestão (Proplag).

Uma das temáticas tratadas foi a disponibilização de serviços de impressão no câmpus Lavras após saída da empresa que atualmente presta o serviço, a CopyUai - que não tem interesse em renovar o contrato. O pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Márcio Machado Ladeira, explicou o cenário à presidente do DCE, Yeska Iorrany Ribeiro, e ao coordenador geral da entidade, Wesley Francisco Silva dos Santos. Informou quais serão as alternativas viabilizadas pela gestão até que uma nova empresa possa ser selecionada. Ele pediu apoio do DCE no monitoramento e avaliação do funcionamento dos serviços de impressão que serão instalados (Clique e saiba quais são), de forma que necessidades de melhoria e aperfeiçoamento possam ser continuamente analisadas durante o tempo de vigência dos serviços. Além disso, solicitou apoio na conscientização dos estudantes sobre o uso do serviço.

Outro item da pauta foi a circulação de informações falsas e distorcidas, que acomete a sociedade mundial, e se reproduz também no câmpus. O professor Márcio esclareceu a dúvida dos estudantes sobre a minuta de uma resolução que ainda será avaliada pelo Conselho Universitário (CUNI) e já provoca inquietação na comunidade universitária, a partir da interpretação de um dos itens referentes ao uso dos espaços do câmpus. “Há uma sensibilização em torno da ideia equivocada de que haverá proibição da venda de doces por estudantes durante as rotinas no câmpus. Essa possibilidade não existe. É até possível que a minuta tenha que passar por alterações na redação, para deixar mais clara essa informação, e isso é recorrente nas discussões do CUNI. As minutas são elaboradas por comissões e são avaliadas por representantes de toda a comunidade universitária, incluindo a representação de discentes, que aperfeiçoam o texto, justamente para que não sejam aprovados regulamentos com margem para interpretações indevidas”, explicou.

O pró-reitor propôs ao DCE uma parceria para que seja evitada a disseminação de informações falsas ou distorcidas entre os estudantes, o que causa angústias desnecessárias para a comunidade estudantil. “A ideia é estabelecermos um canal pelo qual as entidades estudantis possam acionar a Universidade para checagem desse tipo de informação”, propôs o professor, no intuito de promover um ambiente saudável no câmpus para circulação de informações. Os estudantes acolheram a ideia e solicitaram uma nova reunião para tratar do assunto.

Entre as pautas tratadas com a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Elisângela Elena Nunes Carvalho, estiveram os trâmites necessários para o  cadastramento da gestão atual do DCE como entidade comunitária, as ações em curso para a melhoria dos espaços e equipamentos destinados à integração dos estudantes coordenada pelo DCE e Centros Acadêmicos, e à a necessidade de aperfeiçoamento de fluxos de comunicação entre áreas da UFLA no atendimento a estudantes.