NOTA

Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária encaminha providências sobre ação de estudantes na suinocultura da UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 19 Dezembro 2023 10:25 | Última Atualização: Terça, 09 Janeiro 2024 07:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

Diante da divulgação de um vídeo em que estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) são acusados de maus-tratos a animais no Setor de Suinocultura, a direção da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV/UFLA) e as chefias dos departamentos de Zootecnia e de Medicina Veterinária, bem como a Coordenação do Curso de Graduação de Medicina Veterinária, reuniram-se na manhã desta terça-feira (19/12) e deliberaram para que o caso seja encaminhado para apuração, segundo a Resolução CUNI nº 028, de 10 de junho de 2021, que regulamenta o regime disciplinar do corpo discente da Universidade. Uma comissão foi nomeada para apuração dos fatos por meio de Processo Administrativo Disciplinar Discente (Padd) e será instaurada uma sindicância investigatória para apurar a responsabilidade e identificar a necessidade de responsabilizações .

A FZMV/UFLA reitera seu compromisso com o bem-estar animal, previsto no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), e repudia ações de maus tratos. Esse compromisso está também materializado na institucionalização, pela Universidade, em junho de 2022, da Comissão Permanente de Políticas de Animais, para um trabalho educativo e de conscientização sobre o tema, entre outras ações. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec/UFLA) também adotará todos os procedimentos necessários para a interlocução com os estudantes envolvidos e suas famílias.