EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO

UFLA é contemplada em programa da Capes e da Sesu para desenvolver projeto com impacto regional

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 01 Fevereiro 2024 08:59 | Última Atualização: Terça, 20 Fevereiro 2024 09:30
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das contempladas no Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG), lançado conjuntamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) - ambas vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) - com o objetivo de promover atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, realizadas em articulação com diversos setores da sociedade.

Com recursos da ordem de 500 mil reais, a UFLA irá implementar um projeto de desenvolvimento sócio-regional que inclui ações de fortalecimento da agricultura familiar, formação de professores da educação básica da rede pública de ensino, educação ambiental, promoção da alimentação adequada e saudável, melhoria do saneamento ambiental, incorporação de tecnologias como inteligência artificial (IA) e automação pela comunidade e divulgação científica.

O projeto envolverá a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), com 11 programas de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A proposta é coordenada pela professora Elaine Dorneles, da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV). O projeto adotará metodologias dialógicas, com o intuito de promover a articulação do conhecimento científico com os saberes populares.

Além de contribuir para o desenvolvimento regional, a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Aparecida Saczk, enfatiza que o projeto “fortalecerá as atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, estimulando a formação acadêmico-científica dos estudantes”.

A coordenadora do projeto complementa que “a atuação direta do pós-graduando junto às demandas da sociedade, sob diferentes aspectos, não só fortalece a formação discente, como também amplia o conhecimento e traz avanços para as pesquisas, além de consolidar a atuação da UFLA  no tripé que norteia o seu funcionamento: ensino, pesquisa e extensão.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Rocha, o lançamento do edital em si já foi uma importante ação nesse sentido e “a valorização da inserção social nos componentes da avaliação da Capes trazem a necessidade de que essa dimensão da indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão deixe de ser apenas retórica e passe à prática na universidade”.

Confira o resultado final do programa