bolsa de estudos

UFLA aprova projeto de cooperação com Instituto francês - inscrições iniciam em abril

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Segunda, 17 Fevereiro 2020 16:17 | Última Atualização: Quinta, 29 Julho 2021 16:45

Foi aprovado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com outras duas Instituições de ensino superior brasileiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um projeto de cooperação internacional com o instituto francês Polytechnique de Grenoble (Grenoble–INP). Serão oferecidas quatro bolsas de estudos no valor mensal de 870€ euros cedidas pelo projeto Capes/Brafitec.

As inscrições e entrega dos documentos serão entre os dias 13 e 17/4 na Secretaria da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação em Engenharia de Materiais; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia Ambiental; Engenharia Agrícola; Engenharia Física; Engenharia Florestal e Engenharia Mecânica.

Os candidatos devem atender os seguintes requisitos:

I - Ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no Brasil;

II - Estar regularmente matriculado em curso de graduação no Brasil vinculado a projeto Capes/Brafitec;

III - Não ter recebido, anteriormente, bolsa de graduação sanduíche no exterior;

IV - Ter índice acadêmico maior ou igual a 60%;

V - Ter no máximo quatro reprovações;

VI - Ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso, até a data de início da concessão da bolsa;

VII - Ter nível de proficiência em língua francesa equivalente a B1, definido pelo quadro europeu comum de referência de línguas;

VIII - Fornecer uma carta de motivação;

IX - Assinar um termo de compromisso, se responsabilizando pela devolução integral das bolsas em caso de reprovação em alguma disciplina por insuficiência de frequência;

X - Apresentar pontuação mínima de 600 pontos no ENEM.

O projeto visa incentivar atividades de ensino e pesquisa na área de materiais poliméricos, nanotecnologia e síntese verde que serão desenvolvidas em parceria com o  Institut Polytechnique de Grenoble.

Para mais informações acesse o Edital.

Anexo I - Formulário de inscrição.

Anexo II - Plano de atividades.

Texto: Caroline Batista,  jornalista  bolsista Dcom/Fapemig