Além do Algodão

Docentes da UFLA realizam, em Moçambique, cursos de capacitação em culturas agrícolas para produtores de algodão

Escrito por Raphaela Mendonça Leite | Publicado: Quarta, 25 Janeiro 2023 13:45 | Última Atualização: Quinta, 09 Fevereiro 2023 16:59
Gentileza solicitar descrição da imagem

O objetivo é aumentar a produtividade e promover segurança alimentar no país Africano

No dia 13/1, professores da Escola de Ciências Agrárias de Lavras da Universidade Federal de Lavras (ESAL/UFLA) embarcaram em missão de segurança alimentar, para promover cursos técnicos agronômicos para os produtores de algodão de Moçambique, na África. A missão faz parte do projeto global “Além do Algodão” e, nesta etapa, os docentes da UFLA estão capacitando os técnicos que atendem diariamente os agricultores locais. Os cursos incluem conhecimentos sobre produção vegetal, com foco no manejo das espécies cultivadas nas províncias de Tete e Manica.

A missão é resultado de uma cooperação trilateral que envolve a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores – ABC/MRE, o Programa Mundial de Alimentos – PMA/FAO/ONU, e a UFLA, que é a responsável pelas partes técnicas do projeto.

professor e produtores
Professor Rafael e produtores de
Moçambique

Para o professor Rafael Peron Castro (ESAL/UFLA), que está representando a UFLA, poder proporcionar o desenvolvimento de técnicas, inclusive as da agricultura brasileira, está sendo de grande importância para o desempenho dos produtores locais. “Os resultados estão animadores, estamos sendo muito bem recebidos, com música e alegria. Algumas ações agronômicas estão sendo corrigidas nos Campos Demonstrativos de Resultados (CDRs) e suas réplicas, como técnicas de plantio e arranjos produtivos. Existem alguns hábitos locais que precisam ser adequados para melhorar a produtividade. Estamos trabalhando no sentido de promover a segurança alimentar para essas comunidades, utilizando os exemplos da agricultura brasileira”, afirma o professor.

A equipe da UFLA estará em terras africanas até o dia 27/1, e o intervalo entre as visitas varia em função de alguns fatores, como janelas de plantio das províncias atendidas e a agenda das partes envolvidas. Atualmente, existe uma parceria com o Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), que auxilia na implementação dos trabalhos de campo.

professor produtores