Covid-19

Pesquisa da UFLA mostra a influência das relações sociais na adesão ao distanciamento social e nos cuidados com a saúde

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 10 Dezembro 2020 13:04 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 13:43

Estudo premiado aponta que intervenções para fortalecer a prática de distanciamento social em 10% da população podem influenciar a taxa de adesão geral em até 700%

Gentileza solicitar descrição da imagem

Você já parou para pensar em como alguém pode influenciar em suas decisões? Por exemplo, no cenário de pandemia devido à Covid-19, o quanto a opinião das pessoas o persuadiu a manter o distanciamento social, ou, o induziu a tomar os devidos cuidados ao sair de casa e fazer o uso correto de máscaras e álcool em gel?

Uma pesquisa, coordenada pelo professor Eric F. de Mello Araújo do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Lavras (ICET /UFLA), aponta que as pessoas que estão à nossa volta e as campanhas publicitárias têm um papel fundamental em nossas tomadas de decisão quanto aos cuidados com a saúde e a adesão ao distanciamento social. Trata-se de um modelo de contágio social que leva em consideração as nossas relações na formação de nossas ideias e comportamentos. O estudo se baseia na neurociência e na psicologia social para mostrar como as intervenções para fortalecer a prática de distanciamento social podem influenciar a opinião pública positivamente na adesão dessas medidas..

Premiado como o melhor trabalho na nona edição do Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), que ocorreu entre os dias 19 e 20 de novembro, o estudo intitulado “Disconnecting for the good: A network-oriented model for social contagion of opinions and social network interventions to increase adherence to social distancing” (Desconectando para o  bem: um modelo de rede orientada pelo contágio social de opiniões e intervenções em redes sociais para aumentar a adesão ao distanciamento social) foi apresentado on-line no quadragésimo Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

Saiba mais em: Portal da CIência UFLA.