MARCO HISTÓRICO

Congresso de Iniciação Científica da UFLA (CIUFLA) completa 35 anos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 08 Novembro 2022 14:15 | Última Atualização: Quarta, 16 Novembro 2022 16:32

Nos dias 3 e 4/11, foi realizada a 35ª edição do Congresso de Iniciação Científica da UFLA (CIUFLA). Nesses 35 anos de existência, o congresso acompanhou o desenvolvimento da UFLA, que deixou de ser uma universidade exclusivamente agrária para expandir sua estrutura e abarcar outros cursos, que agora contemplam também as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Engenharias.

O projeto do congresso surgiu em 1986 como uma ideia de dois integrantes do Diretório Acadêmico da instituição: os estudantes Luiz Roberto Guimarães, então coordenador de Assuntos Acadêmicos e Culturais, e Ido Pellicano, que foram os coordenadores da primeira edição do congresso.

Luiz Roberto é, hoje, professor do Departamento de Ciência do Solo da UFLA e explica que, inicialmente, o projeto visava agregar pesquisas somente do campo das Ciências Agrárias, pois a UFLA, por volta dos anos 1980, era somente uma universidade agrária, a Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL). Por isso, o congresso foi criado com outra denominação: Congresso de Iniciação Científica da ESAL (CICESAL).

O evento científico foi, então, criado com o objetivo de possibilitar que os estudantes, por meio do exercício das pesquisas desenvolvidas, compartilhassem informações e aprendizados. O professor destaca que o projeto tinha a função de preparar os estudantes para o Congresso Brasileiro de Iniciação em Ciências Agrárias (CBICA), evento de projeção nacional, para apresentação de pesquisas que contribuíssem para o agronegócio brasileiro. Nesse sentido, serviria como uma espécie de “treino” para que os estudantes se adaptassem à dinâmica do evento.

Participantes do I CICESAL em Gramado (RS), a caminho de Lages (RS) para participar do CBICCA, em setembro de 1986

Com a modernização e o crescimento da universidade, novas áreas de conhecimento foram sendo agregadas ao Congresso. Acompanhando as transformações da Universidade, o evento passou a abarcar trabalhos técnico-científicos das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, incluindo projetos de alunos do ensino médio. O evento passou a ser chamado de Congresso de Iniciação Científica da UFLA, ou CIUFLA.

Luiz Roberto cita a importância dos projetos apresentados no congresso, que podem beneficiar a sociedade, de forma a solucionar problemas em diferentes áreas. “Para os alunos, considero ser uma ótima oportunidade para mostrar os resultados de suas pesquisas e se aperfeiçoar em técnicas de apresentação e comunicação com o público. Para a comunidade, o congresso é uma oportunidade de estar em contato com informações derivadas das pesquisas realizadas na UFLA, saber o que estamos fazendo de bom para a sociedade. Nessa oportunidade, caso a sociedade entenda que os estudos possam ser aperfeiçoados ou modificados em função de uma necessidade mais premente, o evento é a chance de ela nos dar um feedback, para que possamos rever os rumos e os métodos das nossas pesquisas.”

XXXV CIUFLA

Além de completar 35 anos, o CIUFLA  tem mais um motivo para comemoração em 2022. “Após duas edições realizadas de forma remota, devido à pandemia de Covid-19, conseguimos retornar ao formato de congresso presencial e foi uma experiência muito positiva. Tivemos a sessão de abertura com o auditório completamente lotado e participação efetiva dos estudantes, com destaque para os estudantes da iniciação científica, que compareceram fortemente nos dois dias de evento”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira.

De acordo com o pró-reitor, neste ano houve uma quantidade maior de trabalhos inscritos: 1.173 trabalhos foram submetidos à avaliação em 2022, em comparação a 791 em 2021. “Esse aumento expressivo mostra o potencial da iniciação científica e o comprometimento dos nossos alunos com as atividades de pesquisa”, conclui.

O CIUFLA faz parte do Congresso Unificado da UFLA, que também congrega as atividades do XVII Congresso de Extensão (Conex) e o XXXI Congresso da Pós-Graduação. Com o tema “Universidade: caminho para a inovação e o desenvolvimento social”, o Congresso Unificado deste ano teve o objetivo de discutir o poder transformador da universidade na sociedade.

Texto: Gustavo Batista Silva - bolsista Proec/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista UFLA