Ir direto para menu de acessibilidade.
Reconhecimento

EduComp 2023: professores da UFLA recebem prêmio de melhor artigo - Relato de Experiência

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 08 Mai 2023 15:29 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:28

O relato sobre a oferta da disciplina “Desenvolvimento de Software Livre” dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), recebeu o prêmio de melhor artigo da Trilha de Relatos de Experiência entre os trabalhos publicados no III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2023). O artigo tem a autoria dos professores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) Paulo Parreira Júnior (DCC/ICET), Julio Cesar Alves (DAC/ICET), Heitor Augustus Xavier Costa (DCC/ICET) e André Pimenta Freire (DCC/ICET), além de Igor Scaliante Wiese, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  

A oferta da disciplina gerou resultados tão expressivos que motivou o grupo a compartilhar a experiência no EduCamp, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que congrega pesquisadores e educadores da área de Educação em Computação.  

Entre os destaques do relato, tem-se que: (i) não houve desistências ao longo do semestre; (ii) o percentual de aprovação foi de 100%; (iii) a partir das respostas dadas em um questionário respondido por 20 estudantes, percebeu-se que 19 (95%) deles recomendariam fortemente a disciplina a outras pessoas e 16 (80%) se sentiram mais confiantes e mais preparados para contribuir com projetos de software livre, após terem cursado a disciplina; (iv) houve relatos de estudantes que, após terem cursado a disciplina, contribuíram com bibliotecas de software livre para resolverem problemas em seus locais de trabalho.

Segundo os autores, além de ser uma excelente oportunidade de aprendizado, a participação em projetos de software livre pode ser um diferencial na carreira profissional, já diversas empresas têm valorizado e buscado esse tipo de experiência nos currículos. Eles destacam a importância de oferecer ao estudante a possibilidade de contato com o universo de software livre, para conhecerem as potencialidades e desafios, bem como terem a oportunidade de lidar com problemas reais, vivenciados diariamente na indústria de software. 

No artigo premiado, o relato inclui o planejamento, execução e resultados da disciplina eletiva “Desenvolvimento de Software Livre”, incluída na grade curricular dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UFLA. Na análise, os autores consideraram a oferta do primeiro semestre letivo de 2022.

Por meio de revisão de literatura, os autores pontuam no artigo que há uma lacuna no campo do Ensino de Computação a respeito de relatos de experiência sobre o ensino de software livre. “Apesar de ser fácil encontrar ementas, planos de curso e até mesmo notas de aulas publicamente disponibilizadas na Internet, apenas isto não é suficiente”, destacam os autores, enfatizando que o relato permite o compartilhamento de boas práticas, desafios e lições aprendidas, servindo de referência para outros docentes.  

Ainda na análise, a experiência confirmou que a participação em um projeto de software livre envolve não apenas aspectos técnicos, como também habilidades sociais relacionadas ao processo de contribuição. Segundo os autores, foi possível constatar que o grande desafio está no que a teoria denomina como “Barreira de Processo”, isto é, barreiras impostas pela organização, por procedimentos ou práticas internas. A partir das dificuldades identificadas, será possível o aprimoramento da disciplina para novas turmas, incluindo novos tópicos e o incentivo para  os estudantes que pretendam criar seus próprios projetos de software livre.

Confira o anúncio da premiação: Instagram 

Acesse o artigo na íntegra

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção